Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Outono Vivo 2020 e XV Feira do Livro, Câmara Municipal da Praia da Vitória atribuiu 4000€ em vouchers para crianças compararem livros

A Câmara Municipal da Praia da Vitória atribuiu a todas as crianças que estejam a frequentar as escolas do primeiro ciclo, jardins de infância e creches do Concelho, um voucher de um euro para que, gratuitamente, acompanhados pelos seus pais, possam adquirir um livro na XV Feira do Livro que está a decorrer no âmbito do Outono Vivo 2020, até ao próximo dia 8 de novembro.

Segundo Tibério Dinis, Presidente do Município, “a Câmara Municipal da Praia da Vitória mantém, este ano, a política de atribuição de vouchers gratuitos aos alunos das escolas do primeiro ciclo, creches e jardins de infância para, visando a promoção de hábitos de leitura, as nossas crianças possam adquirir, pelo menos, um livro no Outono Vivo”.

Este ano, fruto das limitações impostas pelas circunstâncias epidemiológicas causadas pela pandemia de Covid-19, não foi possível realizar-se o habitual transporte coletivo dos alunos das diversas valências educativas do Concelho até à Feira do Livro, instalada na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira, mas não foi por isso que a Autarquia deixou de possibilitar vouchers às crianças para adquirirem livros.

“Como se sabe, por causa das medidas específicas da Covid-19, não foi possível fazer o transporte dos alunos até à Feira do Livro do Outono Vivo, pelo que os vouchers de um euro a cada aluno da Praia da Vitória foram entregues nas próprias unidades de ensino aos alunos, convidando-se assim também a que os pais possam ir com os seus filhos ao Outono Vivo”, explicou o edil.

Apesar das limitações, Tibério Dinis espera que esta alteração possa até “ser mais enriquecedora que o modelo que vinha sendo seguido nos últimos anos”, uma vez que, frisa, “permite que sejam os pais e encarregados de educação a virem com os seus filhos e assim, em família, existe uma partilha e ajuda na escolha dos melhores livros para as crianças”.

Inserida na política de apoio à promoção da leitura e de criação de hábitos de leitura que, desde há alguns anos, o Município vem promovendo, o Presidente da Câmara Municipal salienta que o investimento ronda os cerca de 4000 euros, considerando que todas as crianças do primeiro ciclo do ensino básico, jardins de infância e creches da Praia da Vitória receberam um voucher de um euro. Os livros disponíveis para os leitores mais novos, e também os mais baratos à venda na Feira do Livro são, precisamente, de um euro. Desta forma, afirma Tibério Dinis, “garantimos que todas as crianças tenham direito a, pelo menos, um livro, contribuindo para a criação de hábitos de leitura, mas também contribuindo para um primeiro contato com os livros e com a cultura”.

“Deixo, por isso, um convite aos pais para que possam trazer os seus filhos à Feira do Livro do Outono Vivo”, sublinhou.

Gabinete de Comunicação.




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

50 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Praia da Vitória - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Praia da Vitória

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.