Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

MUNICÍPIO MANTÉM APOSTA DE RECUPERAÇÃO E CONSERVAÇÃO DE ESPÓLIO MUSEOLÓGICO

O Município de Velas continua empenhado em recuperar o vasto Património existente no Concelho, no caso em apreço, a embarcação “Deolinda”.

Trata-se de um Barco de construção naval Jorgense, o qual se encontra recuperado, tendo o Município realizado uma candidatura ao Programa Operacional Mar2020, para exposição do mesmo nas ruas da Casa Museu Cunha da Silveira, para que possa ser visto e visitado pela População, no âmbito da temática deste espaço, “O Mar e a Terra, a Sustentabilidade de um Povo”.

Recorde-se que a embarcação “Deolinda” é uma embarcação tradicional de pesca que se insere na tipologia de “bote”, sendo que o período de construção se situa na década de 60 do século XX, sendo empregues na sua construção madeiras com cedro do mato e casquinha, e cujo nome surgiu como homenagem à mulher do antigo proprietário do barco.

Com as transformações do setor das pescas nos Açores, e em especial na Ilha de São Jorge, com a substituição das embarcações de madeira por embarcações modernas de fibra, torna-se fundamental a preservação e exposição do Barco “Deolinda”, como testemunho para as gerações vindouras.




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

41 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Velas - VER TODAS

FELIZ DIA DE SÃO MARTINHO

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Velas

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.