Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Câmara apresenta atividades de educação ambiental para as escolas 

 

A apresentação à comunidade escolar das iniciativas programadas realizou-se hoje, no Palácio dos Marqueses da Praia e Monforte, em Loures, numa sessão que contou com a presença do vice-presidente da Autarquia, Paulo Piteira.

 

“A COVID-19 mudou-nos a vida, mas não a vontade de continuar a trabalhar para concretizarmos uma educação ambiental ao longo da vida”, afirmou o autarca, manifestando a convicção de que as atividades que têm vindo a ser dinamizadas nos últimos quatro anos “contribuem para uma tomada de consciência dos desafios que nos estão lançados” no domínio ambiental.

 

Paulo Piteira notou que tem havido “um número crescente de participantes nas atividades”, tendência só interrompida no ano passado, em consequência da pandemia. “É algo que nos anima e que nos faz supor que estamos no caminho correto”, observou o vice-presidente do Município, para quem “formar cidadãos conscientes é uma prioridade”.

 

Este ano letivo, face à situação sanitária, haverá ecoaulas presenciais (nas escolas ou no Centro de Educação Ambiental) e ecoaulas online, algumas das quais em tempo real e outras através do visionamento de vídeos pré-gravados. A essas sessões, dirigidas a turmas de vários graus de ensino, juntam-se os ecodias comemorativos, que vão assinalar datas como o Dia Mundial da Água.  

 

Outra novidade deste ano escolar é o facto de ter sido criada uma nova plataforma – disponível no endereço https://cea.cm-loures.pt/ ou através do sítio da Câmara de Loures no menu Serviços Online  – na qual as escolas poderão consultar a agenda de atividades e inscrever-se nas da sua preferência.

 

Os participantes na apresentação de hoje tiveram a oportunidade de assistir a uma apresentação de algumas dessas atividades. Entre elas a ecoaula História da Mimi, que consiste numa dramatização pensada para alertar para a importância de os tutores apanharem os dejetos dos seus cães, e a ecoaula Evolução & Biodiversidade, na qual as crianças têm a oportunidade de ouvir os sons de vários animais, visualizar as suas pegadas e descobrir qual o estatuto de conservação de cada um.

 

No Palácio dos Marqueses da Praia e Monforte foi ainda possível experienciar parte da ecoaula LRS 360º, na qual os participantes são convidados a colocar uns óculos 3D e a visualizar uma curta metragem que acompanha o ciclo de vida de uma embalagem de queijo fresco, desde a fábrica onde é produzida até se transformar em parte de um banco de jardim.             

 




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

58 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Loures - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Loures

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.