Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Assinado acordo para financiamento no âmbito do programa “Condomínio de Aldeias”.

O Município da Lousã assinou hoje, na Secretaria de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território, em Castelo Branco, o contrato de financiamento no âmbito do “Condomínio de Aldeias – Programa de Apoio às Aldeias Localizadas em Território de Floresta”, promovido pelo Fundo Ambiental.

A candidatura submetida pela Câmara Municipal, intitulada “Aldeias de Xisto da Lousã + Resilientes”, e cujo financiamento será de 49 971,58€, insere-se nas medidas definidas para o programa e contempla intervenções em diversas Aldeias, nomeadamente a Intervenção em elementos identitários da paisagem, nomeadamente em socalcos e a conservação e reparação de muros de pedra nas aldeias do Talasnal e Catarredor, a recuperação de estruturas, nomeadamente de acesso a rega e pontos de água para combate a incêndios rurais nas aldeias do Casal Novo, Talasnal e Chiqueiro.

Será também implementada uma faixa de gestão de combustíveis de 100 metros na envolvente às aldeias do Vaqueirinho e Catarredor, assim como o corte e remoção de espécies exóticas invasoras e plantação de espécies autóctones junto à área da aldeia do Talasnal.

A cerimónia contou com a presença do Ministro do Ambiente e Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes e do Secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território, João Paulo Catarino.

De referir que neste programa – através do Fundo Ambiental foram financiadas as candidaturas de 11 municípios com um valor de cerca de 500 000€.




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

34 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Lousã - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Lousã

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.