Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Espinhense venceu a 2- edicao do Premio Imprensa Nacional-Ferreira de Castro

A Espinhense Mónica Vieira-Auer, a residir na Alemanha, venceu a segunda edição do Prémio Imprensa Nacional/Ferreira de Castro, que se destina a reforçar os vínculos de pertença à língua e cultura portuguesas.

Mónica Vieira-Auer venceu o prémio com a obra poética "A parte pelo todo”, selecionada entre 15 candidaturas de variadas proveniências: Alemanha, Bélgica, Colômbia, França, Reino Unido, Estados Unidos da América e Canadá.

O galardão, atribuído pela Imprensa Nacional - Casa da Moeda, em parceria com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, pretende reforçar os vínculos de pertença à língua e cultura portuguesas e, ao mesmo tempo, homenagear a grande figura das letras portuguesas do século XX que foi José Maria Ferreira de Castro (1898-1974).

Mónica Vieira-Auer nasceu em Silvalde, onde frequentou a Escola Secundária Dr. Manuel Laranjeira, assim como a Academia de Música de Espinho. Em 1985 iniciou o curso de Línguas e Literaturas Modernas, na variante de Estudos Portugueses e Alemães, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Após terminar a licenciatura, foi professora de Português no ensino básico e secundário e tradutora numa firma alemã.

Em setembro de 1992 passou a viver na Alemanha, tendo lecionado Português Língua Estrangeira em várias universidades da Baviera e em instituições de educação e formação de adultos.

Desde 2010 é docente de Português Língua Estrangeira na Universidade Friedrich-Alexander de Erlangen-Nuremberga.

O Presidente da Câmara Municipal de Espinho, Pinto Moreira saúda e congratula-se com o mérito desta personalidade nascida em Silvalde com um notável percurso literário e académico.

Monica Vieira -Auer, vencedora deste prestigiado prémio é um orgulho para Espinho e um exemplo para todos os jovens do nosso Concelho que tal como ela vêm reconhecido o seu valor e o seu trabalho. Ler mais




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

54 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Espinho - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Espinho

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.