Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Autarquia continua a apostar no projeto de compostagem doméstica.

Na passada sexta-feira, no Centro Logístico, a Câmara Municipal promoveu mais duas ações de formação no âmbito do Programa de Compostagem Doméstica, que teve início em outubro de 2019.

Nestas ações, dirigidas a grupos reduzidos de forma a garantir o distanciamento físico, foram entregues os kits de compostagem que permitirão que cerca de 30 famílias possam gerir e tratar os seus resíduos biodegradáveis de forma mais correta e ambientalmente responsável.

A iniciativa tem como objetivo desviar de aterro até 95 toneladas de RUB (resíduos urbanos biodegradáveis) por ano. O resultado do processo de transformação biológica – designado compostagem - é o composto, um fertilizante ou adubo, que no solo funciona como corretor agrícola, nutrindo o solo, melhorando as suas propriedades físicas, químicas e a sua estrutura, evitando o consumo oneroso e poluidor dos fertilizantes químicos.

Este programa integra-se num conjunto mais vasto de ações com o objetivo de promover a prevenção e valorização de resíduos, cujos investimentos são financiados pelo Programa Operacional da Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), Portugal 2020 e União Europeia, e visam o cumprimento de metas nacionais na área da Promoção da Reciclagem Multimaterial e Orgânica de Resíduos Urbanos.

 




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

28 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Lousã - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Lousã

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.