Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Exposição “Galo de Barcelos – A recriação de um símbolo”

O Museu Municipal Casa Mora tem patente a exposição “Galo de Barcelos – A recriação de um símbolo” até 21 de novembro.

Ícone nacional, conhecido aqui e além-fronteiras, produto cultural e turístico de excelência, o Galo de Barcelos faz parte do nosso património identitário. Figura que resulta das lendas associadas ao Caminho de Santiago, foi evoluindo no formato e nas cores, assumindo as tendências e os gostos da sociedade.

O Galo de Barcelos tem despertado a curiosidade de muitas artistas, que vão criando e recriando esta personagem maior do figurado de Barcelos seja de forma mais tradicional, pintado de preto e salpicado de cor, ou mais moderno, colorido a uma só cor, misturando pinturas ou refletindo outros símbolos nacionais como o fado ou os lenços de namorados do Minho.

Mais que uma exposição “Galo de Barcelos – A recriação de um símbolo” é um convite para apreciar a beleza e autenticidade deste ícone que faz parte do imaginário identitário de todos os portugueses.

A exposição, que resulta de uma parceria com a Câmara Municipal de Barcelos, pode ser visitada de terça-feira a sábado das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30. Entrada livre (cumprindo-se as normas de segurança sanitária face à covid-19).




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

40 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Montijo - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Montijo

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.