Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Fundao recebe Congresso Internacional de Socializacao do Patrimonio em Meio Rural

O Fundão irá acolher, entre os dias 14 e 17 de outubro, o “SOPA – Congresso Internacional de Socialização do Património em Meio Rural”, com o tema “Fronteiras – Patrimónios e Memórias. Do Geográfico ao Imaginário Coletivo”.

 

Numa organização do Underground Arqueologia Património & Gente e do Município do Fundão, através do Museu Arqueológico Municipal José Monteiro, o congresso irá contar a presença de investigadores oriundos de instituições académicas, coletivos da América Latina e da Península Ibérica e associações locais e regionais.

 

As edições anteriores do Congresso SOPA decorreram em Espanha, na Argentina, no México, no Chile e na Colômbia, vinculando os objetivos gerais da iniciativa a geografias ibero-americanas.

 

A edição portuguesa do SOPA – Fundão Gardunha irá decorrer em dois momentos. A partir da próxima quarta-feira, dia 14 de outubro, e devido à aplicação das medidas excecionais de resposta à situação epidemiológica provocada pelo COVID-19, o SOPA será virtual. Em maio, o SOPA terá como território operativo as comunidades da serra da Gardunha, orografia de Portugal central que se assume como um relevo de convergência cultural milenar, no contexto da história dos territórios de baixa densidade do interior português.

 

O vasto programa, que estará para consulta no site e no município do Fundão, irá abordar áreas da arqueologia colaborativa, do Património Cultural em meio rural, do Património Imaterial e da museologia comunitária e terá como conferencista de abertura Luís Raposo, Presidente do ICOM Europa.




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

36 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Fundão - VER TODAS

Ciclo 12 em Rede

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Fundão

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.