Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Arrebita Idanha Bio supera todas as expectativas

O Arrebita Idanha Bio levou até Penha Garcia e Idanha-a-Velha uma experiência gastronómica inesquecível, no passado fim de semana (3 e 4 de outubro). Com 25 dos principais Chefs portugueses a cozinhar ao ar livre, entre os quais seis com Estrelas Michelin, aliou na perfeição a mais prestigiada gastronomia portuguesa com os melhores produtos biológicos locais.

O Arrebita Idanha Bio foi organizado pela Amuse Bouche e pelo Município de Idanha-a-Nova e superou as melhores expectativas, com uma grande afluência de visitantes que quiseram saborear as propostas gastronómicas dos maiores nomes da cozinha nacional, como José Avillez, Rui Paula, Alexandre Silva, Diogo Rocha, Gil Fernandes, Louis Anjos, José Júlio Vintém e Marlene Vieira.

“A Amuse Bouche desafiou-nos para a realização da segunda edição do Arrebita Portugal, e nós juntámos a temática biológica e da sustentabilidade, por entre o património geológico de Penha Garcia e histórico-cultural de Idanha-a-Velha. Tivemos assim grandes referências da gastronomia portuguesa a potenciar os nossos produtos biológicos, numa grande promoção desta Bio-Região e Território UNESCO”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova.

Para Armindo Jacinto, o Arrebita Idanha Bio respondeu ainda aos desafios da atualidade: “Além de uma experiência magnífica para todos os vieram até cá, o Arrebita combinou tradição e inovação para mostrar que o futuro está nos produtos biológicos locais, nos circuitos curtos de comercialização e na economia circular com vista a uma produção mais amiga do ambiente”.

A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, teve a oportunidade de visitar o Arrebita Idanha Bio. A governante aplaudiu a “simbiose perfeita do património natural e cultural com o melhor património gastronómico, com base na produção biológica, pelas mãos de 25 dos melhores chefs que vieram até Idanha trabalhar os produtos locais com a sua grande criatividade”.

O Arrebita Idanha Bio conquistou inúmeros visitantes de todo o país e além-fronteiras. Foram dois dias em contacto com a natureza, que tiveram como pano de fundo os fósseis e moinhos do Parque Icnológico de Penha Garcia e as ruas e ruínas arqueológicas da aldeia histórica de Idanha-a-Velha.

Paulo Barata, da Amuse Bouche, revela os ingredientes do sucesso: “Em Penha Garcia e em Idanha-a-Velha há cenários amplos e magníficos que oferecem confiança ao público. A estes lugares incríveis, e aos seus produtos biológicos, juntámos um cartaz de excelência que incluiu seis chefs com Estrelas Michelin, muitos nomes sonantes da gastronomia nacional e ainda os chefs locais, que estiveram à altura do desafio”.

O Arrebita Idanha Bio decorreu em segurança. Em conformidade com as atuais regras do Estado de Contingência, o número de visitantes foi controlado em permanência e o uso de máscara foi obrigatório. Houve ainda estações de higienização ao longo de todo o percurso.

05 outubro 2020

 




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

61 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Idanha-a-Nova - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Idanha-a-Nova

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.