Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Candidaturas para o Voluntariado Jovem começam a 1 de outubro

As candidaturas para o programa Voluntariado Jovem, promovido pelo Município de Amarante, decorrem de 1 a 31 de outubro. O projeto, que acontece anualmente de maio a outubro, tem como intuito estimular, nos jovens universitários, o espírito de voluntariado, a responsabilidade cívica e incrementar novos conhecimentos na área de formação.

Estudantes matriculados no ensino superior (exceto pós-graduações, segundo curso e mudanças de curso), residentes no concelho há mais de dois anos, com idade inferior a 30, que manifestem intenção de prosseguir um programa de voluntariado em função da sua disponibilidade e da do Município e apresentem sucesso educativo (não ultrapassando duas reprovações no ensino superior, durante o período de vigência do Programa) podem submeter candidatura, exclusivamente, em: voluntariadojovem.cm-amarante.pt/formulario/.

Ação Social, Saúde, Turismo, Comunicação, Desporto, Educação, Cultura, Defesa do Património, Proteção Civil e Ambiente, Emprego e Formação Profissional, Desenvolvimento da vida associativa e da economia social, Promoção do voluntariado e da solidariedade social ou outras de interesse social e comunitário – são as áreas de ocupação. A realização do voluntariado é determinada em função da disponibilidade da Autarquia e das áreas de estudo dos jovens.

A fim de efetivar a candidatura, os interessados devem anexar um documento único, que contenha o documento de identificação (facultativo), comprovativo de matrícula, IBAN com identificação do/a titular e atestado de residência (com composição do agregado familiar). Relativamente às declarações do agregado familiar deverão constar as seguintes: Declaração Anual de Rendimentos de 2019 (IRS e/ou IRC), Nota de Liquidação do IRS de 2019, Comprovativos de Rendimentos Mensais de todos os elementos do agregado familiar (últimos 3 recibos de vencimento); Declaração atual de inscrição no Centro de Emprego e Lista de Imóveis ou IMI ou Caderneta Predial com valor patrimonial, Pensões de sobrevivência, invalidez, alimentos; Subsídio de Desemprego e/ ou Doença; Rendimento Social de Inserção; Bolsas de formação; Recibo de Renda Auferida, outros.

A edilidade assegura ainda, aos jovens voluntários, a coordenação e acompanhamento, seguro de acidentes pessoais, bolsa mensal para compensação das despesas inerentes ao desenvolvimento do voluntariado e certificado de participação.

Para mais informações, os interessados devem contactar o 255 420 297 ou enviar email para gabinetedajuventude@cm-amarante.pt. Para mais esclarecimentos sobre a Medida Municipal Voluntariado Jovem, poderão consultar o Código Regulamentar do Município de Amarante, artigos 510.º a 556.º, disponível em www.cm-amarante.pt/pt/codigo-regulamentar.

 




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

42 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Amarante - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Amarante

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.