Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Seniores de Albergaria-a-Velha mantêm o convívio através de grupo no Facebook

Com as atividades e oficinas do Programa Idade Maior (PIM) do Município de Albergaria-a-Velha suspensas por causa da pandemia da Covid-19, os seniores Albergarienses encontraram uma nova forma de manter o convívio, partilhar experiências e aprender novas coisas. O Programa Idade Maior – grupo informal, criado no Facebook a 20 de março, conta atualmente com 65 membros e uma média mensal de 1212 reações às muitas publicações do grupo.

A 3 março o Município decidiu suspender as atividades e Oficinas do PIM, tendo em conta o aumento de casos de Covid-19. Como alguns dos utentes tinham perfil no Facebook (um dos resultados práticos das sessões de informática proporcionadas pela Autarquia) e usavam-no com regularidade, surgiu a ideia de criar um grupo online que reunisse os vários utentes das diversas oficinas - Teatro, Trabalhos Manuais, Trauteias e Rodopias (Música), Informática, Em Roda do Conto (Leitura) e Atividade Física – bem como os seus professores.

Com um confinamento à vista em março e sabendo que a população idosa estaria numa situação de maior vulnerabilidade, este grupo digital teve com principais objetivos o combate à solidão e ao isolamento social, através do convívio, da partilha de experiências e da manutenção de laços entrepares, de forma a potenciar a independência e o sentimento de permanência na comunidade de uma forma bem-sucedida.

Atendendo às capacidades e necessidades divergentes do grupo, inicialmente auscultaram-se os interesses dos membros para auferir que assuntos agradariam à maioria. Ao longo dos meses, têm sido abordadas diferentes temáticas, desde jogos e charadas interativas, a fomentação do gosto pela leitura, atividades musicais e culturais, tendo em vista a estimulação cognitiva. Os conteúdos informativos, como as medidas de autocuidado em relação à Covid-19, a segurança individual e na Internet e sugestões de atividade física compõem também as publicações da rede social.

Uma rubrica regular é a denominada Envelhecimento & Sáude, onde são abordados os temas do colesterol, AVC, hipertensão arterial, diabetes, enfarte agudo do miocárdio, alterações da memória, entre outras, sempre aliadas a estratégias de prevenção, formas de atuar e exercícios e estilos de vida saudáveis, para certas patologias com maior prevalência na terceira idade.

Embora o País já não esteja a viver sob regras tão restritas como no tempo do confinamento, a população sénior continua a merecer especial cuidado. Um grupo informal online permite não só manter as pessoas idosas em contacto, mas também auscultar o que se pode melhorar em termos de assistência à pessoa idosa. “Ao compreendermos a história de vida e as potencialidades de cada pessoa, estaremos mais perto de assegurar uma igualdade de oportunidades, garantir as necessidades básicas e reconhecer as pessoas idosas como força social, ao mesmo tempo que contribuímos para o seu bem-estar”.




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

44 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Albergaria-a-Velha - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Albergaria-a-Velha

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.