Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Encontro Formativo Online Para Além de Princesas e Dragões com 400 inscrições

Tendo em conta os constrangimentos provocados pela Covid-19, o Encontro Formativo Para Além de Princesas e Dragões teve de reinventar-se online e estender-se no tempo, de 16 de setembro a 3 de outubro. No entanto, o novo formato garantiu o maior número de inscrições de sempre – 400 – com participantes de todo o País a aceder aos conteúdos disponibilizados na plataforma digital.

“Participar neste encontro é integrar a grande família das bibliotecas, das escolas e dos leitores”, referiu Catarina Mendes na sessão de abertura que decorreu ontem. A Vereadora da Educação apelidou os participantes de “cúmplices” neste novo desafio de promoção da leitura num encontro à distância e salientou o elevado número de participações “de Miranda do Douro a Loulé”.

A formação de leitores autónomos e críticos continua a ser o grande desafio das bibliotecas, o que requer uma permanente atualização dos diferentes atores, que exercem a função de mediadores de leitura. Consciente desta realidade, a Rede de Bibliotecas de Albergaria-a-Velha, em articulação com a Coordenação Interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares pretende, através deste momento formativo, contribuir para a redescoberta do prazer de ler, reinventando a motivação para a leitura e escrita, a base fundacional de todas as literacias.

Após terem sido disponibilizados os primeiros conteúdos na plataforma digital no dia 16, decorreram ontem as primeiras sessões síncronas para as pessoas participantes colocarem questões e esclarecerem dúvidas sobre as temáticas apresentadas. No primeiro painel Ouvir e Contar, estiveram online as oradoras Sara Reis Silva, professora universitária e investigadora, Cristina Taquelim, mediadora de leitura, autora e bibliotecária, Cristina Paiva, atriz, e Madalena Matoso, ilustradora e designer gráfica. Ao longo de uma hora, falou-se na tendência para o “politicamente correto” nas histórias para crianças, em técnicas para lidar com as imagens estereotipadas nos livros ou contar uma história com máscara, bem como as principais funções da ilustração, entre outros assuntos colocados a discussão pelos participantes.

Para o segundo painel, intitulado Ler e Escrever, foram convidadas Graça Capinha, professora universitária e investigadora, Raquel Patriarca, escritora, bibliotecária e professora, e Bárbara Wong, jornalista/editora e autora. Fake News, a descoberta da paz interior através da leitura e da escrita, a criatividade, a “intromissão” das redes sociais no jornalismo ou a censura de livros foram alguns dos temas abordados no painel.

Novos conteúdos vão ser disponibilizados na plataforma online no dia 25 de setembro, estando agendadas sessões síncronas nos dias 2 e 3 de outubro.




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

45 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Albergaria-a-Velha - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Albergaria-a-Velha

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.