Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Presidente da República escolhe a Maia para assinalar o arranque do novo ano letivo

O Presidente Presidente da República, ministro da Educação e presidente da Câmara inauguram obras de requalificação da Escola Básica de Gueifães (antes designada por EB2,3 de Gueifães), que foi alvo de intervenção profunda.

A educação como desígnio estratégico da Maia foi a razão que levou o Chefe de Estado a deslocar-se ao concelho para assinalar um ano letivo “diferente” e “difícil” em tempos de pandemia e cujo sucesso é uma “missão nacional”.O Município criou todas as condições para que tal sucedesse, propondo à Administração Regional de Saúde a criação de uma linha telefónica de reforço ao SNS 24 para estabelecimentos de ensino e instituições de acolhimento de idosos, jovens e portadores de deficiência, promovendo reuniões de preparação entre as direções dos agrupamentos escolares, as autoridades de saúde e a proteção civil, e dotando a rede escolar municipal de equipamentos de proteção.Ao inaugurar a Escola Básica de Gueifães, o ministro da Educação sublinhou a “excelente colaboração entre o ministério e a Câmara Municipal” e elogiou as medidas preventivas tomadas pelo Município.Na sua intervenção, o presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago, sublinhou que ter a educação como desígnio “é um investimento no futuro de confiança para todos e uma aposta inequivocamente ganha, na capacitação das novas e vindouras gerações de maiatos”.

A comitiva presidencial, acompanhada pelo ministro da Educação, pelo Presidente da Câmara da Maia e pelo Diretor da Escola, percorreu demoradamente o espaço escolar renovado e teve oportunidade de assistir e, até, participar com várias turmas de alunos, em diversos momentos da apresentação e explicação dos procedimentos de segurança sanitária que a comunidade escolar terá que adotar. 

A requalificação da Escola Básica de Gueifães foi feita no âmbito de uma parceria entre a Câmara Municipal da Maia e o Ministério da Educação, que inclui ainda a renovação da EB23 Gonçalo Mendes da Maia e da Secundária Dr. Vieira de Carvalho, com um investimento global de mais de 8 milhões de euros, comparticipados em 85 por cento por fundos comunitários e com o investimento nacional a ser repartido em partes iguais pelo ministério e pelo município.

Para além desta requalificação, estão em fase de conclusão outras duas em escolas similares, nomeadamente na Escola Básica Gonçalo Mendes da Maia e na Escola Básica e Secundária Dr. Vieira de Carvalho. Este investimento em estabelecimentos escolares excedeu, no total, os 8 milhões de euros: 7 milhões provenientes de fundos europeus, os restantes 15% alocados pelo Município e pela Administração Central, numa parceria entre o Ministério da Educação e a Câmara Municipal da Maia.




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

54 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Maia - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Maia

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.