Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Inaugurado Posto de Turismo do Alto Tâmega

A Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega (CIMAT) inaugurou ontem, dia 17 de Setembro, o Posto de Turismo do Alto Tâmega, equipamento que representou um investimento total de cerca de 400 mil euros e promete ser uma “porta de entrada” e de distribuição do turismo, em toda a região. Esta aposta faz parte do plano estratégico para o desenvolvimento turístico do Alto Tâmega, realizado pela CIMAT, em consonância com os seis municípios que integram o território (Boticas, Chaves, Montalegre, Ribeira de Pena, Valpaços e Vila Pouca de Aguiar.

O edifício é praticamente autossustentável destacando-se na sua construção o vidro e a madeira. No interior do edifício os turistas terão à disposição vários equipamentos multimédia, ecrãs para visualização de imagens, espaço de provas, com zonas de contemplação sobre os principais elementos da região e outras informações relevantes. 

O presidente da Câmara de Boticas, Fernando Queiroga, considerou que as entidades locais estão a fazer “o seu caminho” na divulgação turística, mas precisam de mais. “Estamos a fazer o nosso caminho e o Turismo do Porto e Norte de Portugal tem a responsabilidade de nos ajudar a alavancar este território”, sublinhou.

Em resposta aos autarcas do Alto Tâmega, o presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, Luís Pedro Martins, afirmou que ao longo deste ano se fez um trabalho como até aqui nunca se tinha feito nestes territórios, nomeadamente no Alto Tâmega. “Sabemos que é um trabalho importante para se fazer, uma vez que havia um grande desequilíbrio no número de turistas do Porto para o resto da região Norte”, referiu.

A inauguração do Posto de Turismo do Alto Tâmega contou com a presença da Secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira, que considerou que “a valorização do interior é um desafio muito complexo, mas é possível de ultrapassar todos os dias se todos os atores relevantes contribuírem para essa valorização, e não é só o Governo central, como [os municípios, empresas, produtores ou instituições do ensino superior", destacou. Para a Secretária de Estado, “a valorização do interior começa nos próprios territórios”, destacando o exemplo da CIM do Alto Tâmega que está "muito unida à volta de uma marca única e distintiva. Esta união já deu origem a postos de trabalho diretos e, certamente, a sua atividade atrairá muitos mais postos de trabalho e isso é o mais importante, projetos que criem emprego", sustentou.






ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

46 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Boticas - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Boticas

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.