Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Mealhada adere à Semana Europeia da Mobilidade

O Município da Mealhada aderiu à 19.ª edição da Semana Europeia da Mobilidade (SEM 2020) e à 21.ª edição do Dia Europeu Sem Carros, cujo tema central é "Emissões Zero, Mobilidade para Todos", que decorrem de 16 a 22 de setembro de 2020.

O tema deste ano reflete o ambicioso objectivo da União Europeia em ser "o primeiro continente neutro em termos de clima até 2050" e pretende destacar a importância de um acesso a transportes zero emissões e à promoção da mobilidade inclusiva.

O Município da Mealhada, de acordo com a sua estratégia para a sustentabilidade e dos compromissos que assumiu com a subscrição no Pacto de Autarcas para a Energia e Clima 2030, percorre o caminho para a descarbonização das comunidades, promovendo um leque abrangente de iniciativas, destacando-se o projeto "Mealhada +: bicicleta, educação e sustentabilidade", financiado pelo Fundo Ambiental, onde se insere um número significativos das atividades a desenvolver na SEM 2020.

 Uma das atividades é a promoção do Concurso de Ideias para a imagem e denominação da bicicleta partilhada de Mealhada, uma iniciativa desenvolvida dentro do "Mealhada Bike Lab – laboratório da bicicleta", financiado pelo Fundo Ambiental, que visa a implementação de um sistema de bikesharing colaborativo, envolvendo a autarquia, as escolas locais, as empresas e experts da bicicleta.

O Centro de Interpretação Ambiental irá dinamizar "BioCaminhada no Parque", que consiste num circuito circular de 2km,  nível de dificuldade 1- fácil, acessível a pessoas com mobilidade reduzida, de cadeira de rodas e carrinhos de bebé- com o objetivo de alertar para a biodiversidade do Parque da Cidade de Mealhada. Esta biocaminhada é gratuita, com um número de participantes limitado a 10 pessoas e realiza-se todos os dias úteis, de 16 a 25 de setembro, mediante marcação no Centro de Interpretação Ambiental.

Dia Europeu Sem Carros

A 20 de setembro, será comemorado o Dia Europeu Sem Carros com o encerramento ao trânsito das ruas (Rua Eduardo Alves de Matos, no troço compreendido entre a Av. Dr. Manuel Lousada e o entroncamento com a Rua Armindo Pêga; Avenida 25 de Abril, entre a Rua Eduardo Alves de Matos e o entroncamento com a Rua Ponte de Viadores; e, Rua em frente à Câmara Municipal, que liga a Av. Dr. Manuel Lousada e a Rua Eduardo Alves de Matos), das 9h00 às 12h30.

No dia 22 de setembro, o Município de Mealhada vai lançar uma versão teste da APP "Mealhada +Verde", que consiste num projeto piloto com fins educativos e colaborativos, com o objetivo de testar o nível de conhecimentos ecológicos e sensibilizar para a adopção de comportamentos mais amigos do planeta, que vista à redução da pegada carbónica.

 

Sessões "Escolhe como te moves!" adiadas devido à Pandemia

O slogan que acompanha as iniciativas ao longo de toda a semana é "Escolhe como te moves!". Em todas as freguesias,  estavam previstas  ações de sensibilização "Caminhar e Pedalar em Segurança", numa organização conjunta do Comando Territorial da GNR,da Câmara Municipal de Mealhada e Juntas de Freguesia, que compreendiam  duas partes: a primeira parte sobre os cuidados de caminhar e andar de bicicleta na via pública, pela GNR, e uma sessão prática - Caminhar e Pedalar – organizada por técnicos municipais e militares da GNR.

Tendo em consideração o estado de contigência devido à pandemia de COVID-19, impede ajuntamentos superiores a 10 pessoas, a organização decidiu adiar as sessões nas freguesias, bem como o "Encontro das duas Rodas!".

Tendo em consideração a Pandemia de COVID-19, foi elaborado um Plano de Contigência que envolve as restantes iniciativas da Semana Europeia da Mobilidade, cujos participantes são obrigados ao seu cumprimento rigoroso.




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

49 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Mealhada - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Mealhada

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.