Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Escolas de Baião preparadas para o regresso às aulas em segurança

Tendo em vista o apoio aos Agrupamentos de Escolas do Concelho de Baião na preparação do novo ano escolar, que este ano decorre em condições muito especificas provocadas pela pandemia Covid-19, José Pinho Silva, vice presidente da Câmara Municipal de Baião que tutela a pasta da Educação, visitou na semana de 8 de setembro os Agrupamentos de Escolas do concelho, acompanhado por Gabriela Saldanha, Delegada de Saúde Local e José Manuel Ribeiro, Coordenador Municipal da Proteção Civil.

O autarca quis inteirar-se do ponto de situação quanto ao cumprimento dos planos de Contingência definidos por cada Agrupamento, para cada espaço escolar, disponibilizando aos diretores e demais responsáveis dos 3 agrupamentos concelhios, que acompanharam a visita, todo o apoio técnico possível dos responsáveis concelhios nas áreas da saúde e da proteção civil.

Relembre-se que com o regresso às aulas em regime presencial, é necessário readaptar o funcionamento das escolas à nova realidade sanitária, colocando em prática planos de contingência em todos os estabelecimentos de ensino e um referencial de adaptação e de resposta perante casos suspeitos de Covid-19. Nesta sequência, é necessário trabalho redobrado na organização e higienização dos espaços, na atenção à concentração de alunos, ao distanciamento físico entre todos, aos espaços de refeições e à utilização de máscaras.

A Câmara Municipal de Baião tem estado a entregar às escolas várias mesas, de acordo com as suas necessidades e solicitações, que vão permitir manter a distância entre os alunos. Pontualmente, prevê entregar álcool gel assim como diversos equipamentos, como termómetros.

O serviço de transportes escolares vai funcionar com a mesma dinâmica dos anos anteriores excepto na sua lotação, que está limitada a dois terços por cada viatura.

“As escolas estão a tentar, na medida do possível, desfasar os horários dos alunos para minimizar o seu encontro nos espaços comuns das escolas. Os transportes estão preparados, mas naturalmente, terá de haver ajustamentos nas primeiras semanas em função das necessidades que vierem a surgir. A Câmara Municipal de Baião está a trabalhar sobre essa matéria com a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM-TS), enquanto autoridade de transportes”, diz Pinho Silva.

Quanto ao futuro, o autarca pede “muita paciência aos estudantes no cumprimento rigoroso das regras implementadas nas escolas e nos transportes escolares e tranquilidade e colaboração aos pais. Vivemos tempos diferentes e difíceis no combate à Pandemia, mas, aos poucos, vamos conseguir superar este desafio de saúde pública. É extremamente importante estarmos atentos e sermos responsáveis para podermos manter as aulas a funcionar”, alerta.

“As nossas escolas estão a ter uma capacidade de adaptação muito positiva. Estão a preparar-se e a implementar condições que vão permitir encarar este ano letivo com segurança e tranquilidade, desde que cada um cumpra o seu dever. O regresso às aulas é fundamental para os alunos e para as famílias. Temos de ser todos vigilantes, solidários e agentes de saúde”, pede.

José Pinho Silva admite que apesar de não haver “risco zero” devido à Pandemia, está convicto de que “as escolas estão preparadas para voltar ao ensino presencial”, dirigindo uma nota de “gratidão aos professores, assistentes técnicos e operacionais e técnicos superiores, à Delegação de Saúde, à Proteção Civil e aos Transportes Escolares, pelo esforço emanado na mitigação desta problemática”, garantindo que “saberemos estar atentos e presentes nas respostas às dificuldades que possam aparecer, até porque o conhecimento que temos hoje sobre a Pandemia é maior do que aquele que tínhamos em março”.

O ano letivo 2020/2021 inicia-se entre os dias 16 e 17 de setembro.




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

35 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Baião - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Baião

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.