Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Setembro: o Mês da Prevenção do Suicídio

Ação Social

11 de setembro 2020

O Município de Monchique, durante este mês irá promover a campanha “Agarra a Vida”, através da promoção de um conjunto de atividades online sobre a depressão, prevenção da depressão, estigma e promoção da saúde mental dinamizadas pelo Serviço de Psiquiatria da Unidade Hospitalar de Portimão, do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA).

 

O «Mês da Prevenção do Suicídio» tem o objetivo de sensibilizar a população para a temática do suicídio, um facto que embora nos anos 2017 e 2018 tenham tido um decréscimo ao nível nacional de 1048 para 989 óbitos (INE), esta realidade continua a ser uma preocupação. O alerta da população para a prevenção do suicídio e depressão, assim como a redução do estigma associado à doença mental também são objetivos a atingir através da campanha aqui apresentada.  

 

De acordo com o Serviço de Psiquiatria da Unidade de Portimão do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA), «o suicídio é um problema com alguma relevância no Algarve». Este ano, tendo presente as medidas de contingência inerentes à situação de pandemia por Covid-19, a campanha «Agarra a Vida» irá desenvolver-se maioritariamente nas redes sociais. Assim, a partir de 1 de setembro, temáticas a apresentar à população serão abordadas nas redes sociais facebook e instagram através de vídeos interativos, quizes e jogos.

 

Simultaneamente, estará patente uma exposição sobre a mesma temática, no átrio da Unidade Hospitalar de Portimão.

As atividades descritas integram a campanha mundial da Associação Internacional da Prevenção do Suicídio, que tem o apoio em Portugal do Plano Nacional de Saúde Mental, da Sociedade Portuguesa de Suicidiologia, do Plano Nacional de Prevenção do Suicídio e na região do Plano Local de Saúde do Barlavento Algarvio.

 

Importa realçar que o concelho de Monchique beneficia da intervenção de uma Equipa Comunitária de Saúde Mental Comunitária de Monchique da Unidade de Portimão do CHUA que procura dar resposta a consultas de enfermagem, psicologia e psiquiatria todas as quintas-feiras no Centro de Saúde de Monchique, de acordo com encaminhamento do médico de família, assim como procura ao longo do ano realizar diversas ações de sensibilização junto da comunidade em geral sobre temáticas relacionadas com a promoção da saúde mental.

 

Para consultar as redes socias da campanha basta fazer a pesquisa por:

Facebook: AgarraAVida2020

Instagram: @agarravida_2020




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

48 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Monchique - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Monchique

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.