Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

6º Festival Literário de Ovar Edição mais descentralizada, mas fiel à identidade

07 de setembro 2020 Ovar | Edição mais descentralizada, mas fiel à identidade" rel="prettyPhoto">

O Festival Literário está de regresso a Ovar entre 09 e 13 de setembro. Mantendo a identidade que o caracteriza e objetivo primordial de privilegiar o contacto entre os leitores, os livros e os autores, o FLO 2020 surge num formato mais descentralizado, decorrendo em vários equipamentos e em diferentes freguesias do concelho.

O programa abre esta quarta feira, a partir das 21 horas, no Centro de Arte de Ovar, com Francisco Moita Flores, numa conversa moderada por Manuella Bezerra de Melo, seguindo-se a apresentação de “Poetas com Voz”, de Luís Portugal.

Na quinta-feira, o FLO vai até S. João de Ovar, ao Pólo de Capacitação e Inovação Social, para uma conversa com Pedro Guilherme-Moreira e João Rasteiro, moderada por Manuella Bezerra de Melo. A noite encerra com poesia, pelos “Sopros”.

O terceiro dia será marcado por Gonçalo M. Tavares, que orientará a oficina “Escrita e Imaginação” durante a tarde na Biblioteca Municipal e, à noite, estará na Escola de Artes e Ofícios para uma conversa moderada por Bruno Henriques, que culminará com um Recital de Poesia com Vítor de Sousa e Emanuela Nicoli.

Sábado é o dia mais intenso desta Festival, com Espaço para Literatura Infantil, pelas 11 horas, e Sessão de Contos, pelas 12 horas, ambos na Biblioteca Municipal. A partir das 16 horas, o Centro Cívico de Cortegaça acolhe uma mesa com António Carlos Cortez e Ângela Almeida e moderada por Isabel Nery; e o lançamento do livro “Poesia Reunida”, de Luís Miguel Sarmento. “A Casa dos Ventos”, pelo Teatro de Marionetas de Mandrágora, inserido no M.I.A, estará em Esmoriz, no Auditório da Junta de Freguesia, pelas 16 horas.

À noite, a Escola de Artes e Ofícios receberá, a partir das 21 horas, a apresentação do livro “Poética Não Oficial, Poesia Contemporânea Chinesa” e uma conversa com Cláudia Andrade e Sara F. Costa, moderada por Cristina Marques, encerrando com “Contar Histórias”, por Elsa Serra.

No último dia do Festival, 13 de setembro, a manhã é novamente dedicada aos mais novos, com Espaço para Literatura Infantil, pelas 11 horas, e Sessão de Contos, pelas 12 horas, ambos na Biblioteca Municipal. Da parte da tarde, no Centro de Arte de Ovar, será efetuada uma mesa em homenagem a Amália, com Miguel Carvalho e o cineasta Lauro António, moderada por Marcelo Teixeira. Seguir-se-á uma oficina de ilustração com Dina Sachse. “Como se desenha uma casa” com Pedro Lamares e Rui David, a partir do livro de poemas de Manuel António Pina, encerram a 6ª edição do Festival Literário (ver aqui). 

A entrada neste Festival é gratuita, mas sujeita a levantamento de ingresso e à lotação dos espaços, sendo possível efetuar reservas através do email caovar@cm-ovar.pt.

 Salvador Malheiro, presidente da Câmara Municipal de Ovar, considera que se trata “de um programa de excelência, com grandes autores, escritores e críticos literários portugueses, que comprova que as grandes iniciativas literárias não ocorrem só nos grandes eventos das metrópoles nacionais”, adiantando que “É num período ainda atípico, e de grandes condicionalismos, que o FLO está de regresso a Ovar, garantindo, obviamente, o cumprimento de todas as orientações e normas da DGS, de forma a salvaguardar a saúde pública de todos os intervenientes.  A literatura desempenha um papel incontornável no desenvolvimento e crescimento do ser humano e, numa altura em que nos vemos privados de realizar uma série de atividades, são muitos mais os que procuram refúgio, conforto e distração nas páginas de um livro. Aqui daremos a conhecer grandes nomes da literatura nacional, mas também autores emergentes, ampliando o leque de escolhas dos leitores”.




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

235 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Ovar - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Ovar

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.