Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Celorico de Basto com “boom” na construção de obras particulares

Concelho cada vez mais atrativo para construção de 1ª habitação.

Município de Celorico de Basto verificou, nos últimos meses, um grande número de licenciamentos para a construção de obras particular, 50% superior ao período homólogo de 2019.

A confiança dos Celoricenses evidencia-se no investimento privado que tem crescido de forma exponencial num concelho cada vez mais atrativo nos diferentes setores de desenvolvimento. Ao mesmo tempo tem-se verificado um aumento crescente do número de habitações reabilitadas e direcionadas ao Alojamento Local, um negócio que tem vindo a ser aprimorada e muito procurado sobretudo durante este momento especialmente frágil.

De janeiro a julho já foram licenciados 95 imóveis, o dobro dos licenciamentos no período homólogo de 2019. No mesmo período foram efetuados 18 licenciamentos para alojamento local.

Para o Vice-Presidente da Câmara Municipal e Vereador do Urbanismo, Fernando Peixoto, estes dados evidenciam um crescimento substancial de um concelho, devidamente estruturado e planeado, com uma visível confiança dos celoricenses e de muitos outros que olham para Celorico de Basto como lugar ideal para viver. “A nossa realidade territorial tem vindo a alterar-se ao longo dos anos com melhorias substanciais em todos os setores de desenvolvimento. E esse facto não é indiferente aos números que apresentamos, números que demonstram que este concelho é cada vez mais apelativo e diferenciador quando está em causa escolher um lugar para morar, evidenciando-se, nos últimos anos, um excedente na procura face à oferta” disse o autarca, satisfeito com os resultados apresentados.

Para Fernando Peixoto este boom no imobiliário é a certeza de que o Município em sabido, ao longo dos tempos, fazer sobressair as potencialidades do concelho e diminuir as debilidades. “Estamos otimistas e apesar da situação de iminente crise que vivemos face a esta situação do covid, acreditamos que continuaremos a crescer, de forma estruturada e organizada, e a atrair pessoas para o concelho movidas pela tranquilidade e pela proximidade aos grandes centros, pelas infraestruturas de qualidade, pelos apoios que o município tem facultado seja na fixação de empresas seja na busca de emprego, no geral, pela qualidade de vida que o território oferece”.

É importante também ressalvar que a tramitação dos processos de licenciamento no Município de Celorico de Basto é efetuada em tempo record, numa articulação eficaz dos serviços junto dos técnicos/dono da obra. “Esta eficiência na tramitação dos processos é também um fator a favor do crescimento do nosso concelho” ressalvou o autarca.

No mesmo sentido, sublinhou a afluência ao território para gozo de férias, com grande procura de casas de turismo de habitação e alojamento local num concelho “tranquilo, seguro, com património arquitetónico e natural relevante e infraestruturas de qualidade para quem está de férias, no fundo com todas as condições para acolher e acolher bem quem nos visita”.

 




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

71 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Celorico de Basto - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Celorico de Basto

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.