Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

ANACOM retoma migracao TDT

Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) vai retomar em agosto o processo de ressintonia dos emissores da Televisão Digital terrestre (TDT). O processo de migração dos emissores da Televisão Digital Terrestre (TDT), serviço que dá acesso aos canais de televisão RTP1, a RTP2, a RTP3, a RTP Memória, a SIC, a TVI e o Canal Parlamento, e que foi suspenso a 13 de março devido aos constrangimentos associados à pandemia de COVID-19, vai ser retomado a 24 de agosto, com a ressintonia do emissor de Montejunto, que atua dentro da área de abrangência dos concelhos da Comunidade Intermunicipal do Oeste, na qual o concelho de Alenquer se insere.

Numa 1ª fase, o processo decorrerá durante cerca de uma semana, concluindo-se esta fase com a ressintonia do emissor instalado em Alcobaça, no dia 31 de agosto. Sofrerá depois um interregno de cerca de 3 meses e será retomado no dia 4 de dezembro com a ressintonia do emissor de Torres Vedras, concluindo-se o processo com a ressintonia do emissor de Alenquer no dia 7 de dezembro.

Enquanto decorrem os trabalhos de ressintonia dos emissores será colocado em funcionamento um emissor portátil, na frequência atual de funcionamento do emissor, a ressintonizar, para que o acesso ao serviço esteja garantido.

Quando os trabalhos de ressintonia do emissor terminarem, este emissor é ligado na nova frequência, e o emissor portátil é desligado.

Será neste momento que, para a população ter acesso ao serviço, terá de efetuar uma nova sintonia do televisor ou descodificador na nova frequência em que o emissor está a emitir. No caso de Alenquer, este processo deverá ser feito a 7 de dezembro.

Note-se que, no início do procedimento, haverá um período muito curto (inferior a um minuto) de interrupção do serviço, enquanto o emissor a ressintonizar é desligado e o emissor portátil colocado em funcionamento. Contudo, como o emissor portátil irá emitir na frequência atual, a imagem voltará a aparecer na televisão sem que seja necessário efetuar qualquer operação.

A calendarização prevista para a ressintonia da TDT em Alenquer é a seguinte:  Local




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

70 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Alenquer - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Alenquer

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.