Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Revitalização Urbana do Centro de Camarate distinguida pela Habitar Portugal 12-17

 

A Habitar Portugal é uma iniciativa da Ordem dos Arquitetos, que pretende aproximar os cidadãos da área disciplinar da arquitetura e, em simultâneo, divulgar a mais recente produção arquitetónica portuguesa, através de um conjunto de obras selecionadas por um comissariado designado pelo Conselho Diretivo Nacional da Ordem dos Arquitetos.

A sexta edição desta iniciativa, a primeira dedicada exclusivamente ao tema do Espaço Público, tinha como objetivo identificar e reunir uma seleção de obras de desenho e de intervenção no espaço público, concluídas entre 1 de janeiro de 2012 e 31 de dezembro de 2017, que representassem e dessem a conhecer o melhor da produção nacional realizada em Portugal e no estrangeiro.

Recorde-se que o projeto de revitalização do centro urbano de Camarate insere-se num programa desenvolvido pela Câmara Municipal de Loures, através do seu Gabinete de Revitalização Urbana, e que, no caso de Camarate, contou com a coordenação de José Adrião Arquitectos.

 

A intervenção

A estratégia de intervenção assentou na melhoria da acessibilidade pedonal e consequente reorganização do estacionamento viário, mas também nos espaços envolventes da igreja, em especial o seu adro, de modo a reforçar a sua presença como elemento identitário deste centro urbano. 

Foi definida uma centralidade, a partir do seu eixo principal de comércio - a Rua Avelino Salgado de Oliveira e a Rua Guilherme Gomes Fernandes – alargando as áreas de circulação pedonal, de forma a privilegiar o contacto com os espaços comerciais.

Nas zonas de maior circulação foi instalada uma faixa de pavimento ‘confortável’ e criadas novas passadeiras de atravessamento, com o respetivo rebaixamento de passeios.  Foi ainda reduzida a largura dos eixos viários, de modo a promover o abrandamento do trânsito.

Os obstáculos verticais, como a sinalética, caixotes do lixo e suportes publicitários, foram uniformizados, e substituídos todos os contentores existentes por contentores enterrados.

A articulação do espaço central do adro da igreja com o miradouro do Largo Eng.º Armando Bandeira Vaz, ao longo das ruas Avelino Salgado de Oliveira e Guilherme Gomes Fernandes, é feito com um alinhamento de árvores que permite ainda criar ensombramento nas zonas de estar.  

Com esta intervenção pretendeu-se dotar o centro urbano de Camarate de melhores condições ao nível do espaço público e de todas as valências de vivência desta localidade.       

 

 




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

26 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Loures - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Loures

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.