Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Conselho Local de Ação Social reforça medidas para combater a Covid-19

O Conselho Local de Ação Social – CLAS apresentou, em plenário, as estratégias de combate à Covid-19, desenvolvidas durante o período de confinamento pelos parceiros. Os representantes da Autarquia, Saúde, IPSS’S, Segurança Social e Educação fizeram o balanço das respetivas áreas:

O representante das IPSS’S, Professor António Teixeira, deu nota das medidas adotadas para contenção do vírus nas Estruturas Residenciais para Idosos, ao nível das visitas dos familiares dos utentes. Abordaram-se ainda os problemas decorrentes da cessação das atividades geradoras de receita e da necessidade de reforço dos recursos humanos para constituição das equipas de espelho.

O Professor Fernando Moura e Silva, representante da Educação, mencionou algumas das medidas adotadas nas escolas, no sentido da alteração do sistema de ensino presencial, para o ensino à distância.

A representante da Segurança Social, Dra. Cristina Silva, deu nota do trabalho continuado da Segurança Social e que as equipas de Rendimento Social de Inserção e de Atendimento Integrado estiveram sempre no terreno no acompanhamento de proximidade às famílias.

A representante da Saúde, Dra. Ana Júlia Sousa, falou de um conjunto de medidas adotas pelo ACES - Baixo Tâmega para a contenção e combate à Covid-19 na população, das quais se destacam a aplicação de testes imunológicos aos profissionais de risco e a reorganização dos serviços de saúde de forma a dar resposta e encaminhamento aos possíveis doentes infetados.

A Presidente do CLAS, Dr.ª Lucinda Fonseca, e representante da autarquia, reforçou a importância do trabalho em equipa que se verificou entre os parceiros da Rede Social durante o estado de emergência. Esta conexão facilitou o trabalho junto da população de forma a cobrir as situações mais prementes. Deu ainda nota que o Município de Amarante simplificou os procedimentos de atribuições sociais e implementou uma nova medida de apoio social, Resposta de Apoio à Comunidade – Apoio Alimentar (RAC), decorrente da preocupação da situação económica e social das famílias. Esta medida consiste na atribuição de um voucher para aquisição dos produtos alimentares, cujo valor atribuído é calculado em função do número de elementos do agregado familiar e do número de dias apoiados.

Mencionou a aquisição de testes serológicos e kits para testes de pesquisa de anticorpos IgM e IgG para a Covid-19 pelo Município de Amarante, assim como o rastreio aos colaboradores das IPSS’s com resposta a Seniores: LAR/ERPI e SAD. Referiu a articulação com as Juntas de Freguesia ao nível da higienização/desinfeção de espaços, apoio na medicação (com o ACES: receituário, compra, distribuição).

No que respeita à avaliação das ações previstas no Plano Anual de Atividades, foi dada nota de que, por motivos relacionados com a Covid-19, as atividades não foram realizadas, tendo ficado em execução um conjunto de iniciativas previstas pelos parceiros no início do ano.

A Presidente de CLAS terminou o plenário reforçando o esforço que os parceiros fizeram para responder a todas as solicitações da comunidade prevenindo situações de pobreza e de vulnerabilidade social. Sublinhou o esforço das entidades do território para adequar as ações e atividades à população e diminuir o impacto do aparecimento da Covid-19. Por último, salientou que o voluntariado tem tido um papel crucial no apoio à comunidade e na participação em ações, nomeadamente de sensibilização para as medidas de proteção e prevenção da infeção por Covid-19, em particular para o uso correto da máscara.

O 2.º plenário do CLAS realizou-se na Escola Secundária de Amarante, por forma a garantir a segurança de todos os participantes, dentro das normas da Direção Geral de Saúde.




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

76 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Amarante - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Amarante

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.