Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Projeto Municipal “Oficina de Segurança” vencedor dos Lisbon Awards Group - Prémios Autarquia do ano.

O projeto Municipal “Oficina de Segurança” é um dos vencedores dos Lisbon Awards Group – Prémio Autarquia do Ano, tendo sido premiado na subcategoria “Consciencialização Ambiental”.

Os vencedores das diversas categorias foram conhecidos hoje numa cerimónia que, devido às condicionantes derivadas da pandemia COVID-19, decorreu através das plataformas digitadas do Lisbon Awards Group.

O Prémio Autarquia do Ano nasceu com o objetivo de homenagear os municípios e freguesias que se destacam, nas mais variadas áreas, pelas suas práticas inovadoras e de gestão rigorosa do interesse público.

A candidatura efetuada pela Câmara Municipal da Lousã, destacou a importância do papel educativo promovido pela “Oficina de Segurança”, nomeadamente na adoção de comportamentos mais sustentáveis para a Cidadania, para o Ambiente e para a Sustentabilidade.

De referir que o projeto – criado em 2004 – foi já premiado pelas suas boas práticas diversas vezes, tendo, ao longo da sua atividade, recebido mais de 30 000 visitas.

A pertinência e atualidade das temáticas impulsionaram este projeto para outro nível, ressurgindo, em março de 2015, com o lema “Oficina de Segurança – Educar para o futuro!”.

O Projeto “Oficina de Segurança – Educar para o futuro!” tem como objetivo dotar o público alvo – crianças - de conhecimentos sobre os riscos e perigos a que estão expostos, incentivando a adoção consciente de atitudes de prevenção e emergência. Ambiciona proporcionar a aquisição de competências de autonomia, visando cidadãos responsáveis, participativos e atentos.

Composta por 4 valências - onde se abordam os riscos domésticos, perigos rodoviários, a proteção da floresta e a preservação da água e dos recursos hídricos e ecossistemas associados – e tendo cada temática uma mascote associada: a Preventinha, a Violeta Stop, o Zé Carumas e a Lisa, este projeto é dinamizado por técnicos especializados, que aliam as metas curriculares à música, ao conhecimento e à transmissão do saber.

É um Equipamento de Educação Ambiental reconhecido pela Agência Portuguesa do Ambiente.

 




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

33 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Lousã - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Lousã

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.