Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Executivo Municipal de Ponte De Lima Visita Novo Centro Logístico da ZF Services

No âmbito da política de apoio às empresas instaladas no concelho, o Executivo Municipal visitou o novo Centro Logístico da ZF Services.

Oito anos após a abertura da sua primeira fábrica em Portugal, a ZF Services instou-se em Ponte de Lima. O estabelecimento desta nova unidade fabril, datou de 2000, preconizando a produção de sacos airbag.

Quatro anos depois surgiu, também em Ponte de Lima, uma segunda unidade fabril, desta vez para montagem de módulos airbag, sendo que em 2016, a empresa criou um Centro I+D neste concelho, onde passou a realizar atividades de investigação e desenvolvimento de sacos e módulos airbag.

Ponte de Lima Safe-Life, Ponte de Lima SafeBag, e Ponte de Lima Engineering integram um conjunto de sete unidades e endereços distribuídos pelo país. A estes associa-se um novo Centro Logístico, recentemente inaugurado.

Com 11 cais de cargas e 8.900m2, este último destina-se à receção de matéria-prima, armazenamento, seguimento para unidade de produção, e expedição para o cliente.

Nas palavras de José Castro, administrador da empresa, "esta é uma forma de consolidar o centro da ZF de Ponte de Lima,” este representa um “compromisso da ZF e dos seus trabalhadores".

Para o administrador, esta é uma "forma de confirmar um futuro em Ponte de Lima", e uma aposta desta multinacional na região.

Com este centro, a empresa procura "reduzir custos, aumentar competitividade", e agilizar a sua logística, uma vez que, segundo o administrador, a empresa tinha previamente armazéns externos, não próprios, e agora detém apenas este.

Nas palavras do Autarca, "quem cria riqueza, quem gera emprego não é a administração pública, são as empresas e os empresários, compete à administração pública ser um facilitador e ter aqui um conjunto de benefícios, e procurar conjuntamente com as empresas encontrar as melhores soluções para que elas se sintam bem no nosso concelho".

No mesmo âmbito, o Presidente da Câmara Municipal revelou que "nos últimos seis anos [se registou em Ponte de Lima] um acréscimo líquido de cerca de 4.200 postos de trabalho, fruto dos incentivos que o Município procurou dar às empresas que se quiseram fixar no concelho".

O Edil Limiano sublinhou neste sentido, a importância da empresa, em termos de "know how ligado a componentes de segurança automóvel, cada vez mais determinante neste setor". O Eng.º Victor Mendes afirmou que a ZF Services "se constitui já no Alto Minho como um cluster, e um cluster muito importante do ponto de vista das exportações", já que esta “empresa é o maior exportador de Ponte de Lima, um dos maiores exportadores no Norte e seguramente no País", afirmou, realçando ainda a importância da multinacional a nível de utilização tecnologias de ponta, e de empregabilidade de “mão-de-obra indiferenciada, e de mão-de-obra altamente qualificada, nomeadamente jovens".

O autarca considerou esta visita "uma oportunidade de avaliar aquilo que é o dia-a-dia da vida das nossas empresas (…) nomeadamente num período tão difícil como o que estamos a atravessar do ponto de vista da dinâmica empresarial".

O Eng.º Victor Mendes mostrou disponibilidade para colaborar com as empresas, quaisquer que elas sejam, como tem sido feito ao longo dos últimos anos com a ZF, e para encontrar soluções que permitam a estas empresas desenvolver os seus projetos a favor da empregabilidade e economia local.

Como forma de auscultar as dificuldades sentidas e as perspetivas de futuro, promovendo a sustentabilidade e o progresso do tecido empresarial de Ponte de Lima, o Executivo Municipal vai continuar as visitas in loco às unidades empresariais e respetivos projetos do concelho.




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

27 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Ponte de Lima - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Ponte de Lima

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.