Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Museu Municipal de Alcoutim comemora 25 anos

Em 2020 o com ações como o lançamento da nova imagem do Museu Municipal, a criação do logotipo e de sítio WEB, a renovação da exposição de jogos islâmicos “Jogos Intemporais”, a edição de catálogo, e em colaboração com diversos museus algarvios a participação no projeto “Backwards Archaeology” de Charlie Holt (https://www.facebook.com/groups/2030039910654181/) e no projeto O MAR da Rede de Museus do Algarve, com a produção da exposição de exterior e itinerante “A Colónia Balnear Infantil de Alcoutim (1959-1962)”.

 

No núcleo sede do Museu Municipal, o Museu do Rio, irão ser desenvolvidas diversas ações associadas à manutenção do edifício e das suas coleções, assim como a criação de um projeto artístico, em colaboração com a Associação Artística Satori, para celebrar os 25 anos do Museu.

 

A atual conjuntura nacional e internacional limita as ações e direciona a estratégia de comunicação centrando as comemorações dos 25 anos do Museu Municipal em contributos materiais e virtuais, consequentes das restrições impostas pelo estado português no combate à pandemia COVID-19.

 

O Museu Municipal de Alcoutim é uma estrutura com vários espaços museológicos interligados, representativos e interpretativos das distintas realidades culturais e ambientais do território e das suas comunidades; Museu do Rio, Núcleo Museológico de Arte Sacra, Núcleo Museológico de Arqueologia, A Escola Primária, Casa do Ferreiro, Núcleo Museológico Dr. João Dias, Menires do Lavajo, Ruínas do Montinho das Laranjeiras, Castelo Velho de Alcoutim e Núcleo Histórico de Alcoutim. Exibe, atualmente 6 exposições de longa duração dedicadas à etnografia, arqueologia, arte antiga e ciência, com conjuntos de peças resultantes de doações, escavações arqueológicas e recolhas etnográficas, provenientes de diversos locais do concelho e do baixo Guadiana.

 

Repensar o museu e as suas ações na comunidade é o mote para estas comemorações numa época em que mudanças sociais, culturais, políticas e, consequentemente, pessoais são impostas pelo “COVID-19”, invisível, dissimulado e desconhecido que veio alterar formas de sentir, ver, pensar, agir e viver em sociedade.




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

37 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Alcoutim - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Alcoutim

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.