Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Época balnear abriu com regras de utilização motivadas pela pandemia da covid-19

Começou mais uma época balnear nas Praias da Nazaré e Salgado, onde, pelo segundo ano consecutivo, se hasteiam os galardões da Bandeira Azul e Praia Acessível, assim como de Praia de Qualidade de Ouro. 

Face ao contexto atual, a ida à praia implica, contudo, uma mudança de comportamento e cumprimento das regras relacionadas com a proteção individual e segurança de todos. 

Todos os serviços e equipamentos de apoio à prática balnear foram revistos de forma a garantir o cumprimento dos requisitos de higiene e segurança recomendados pela Direção-Geral da Saúde e pela Agência Portuguesa do Ambiente.

“Em ano de pandemia, houve necessidade de dar resposta aos condicionalismos formais necessários. De entre as várias medidas adotadas destacam-se a criação de corredores de circulação distintos para a entrada e saída das praias e limitação de acesso ao areal; reforço da higienização e limpeza dos equipamentos de apoio à prática balnear, com o reforço da recolha de resíduos; o aumento da informação disponibilizada ao público com sinalética informativa no pavimento, visual e sonora, no areal e pela marginal da Nazaré, com vista a sensibilizar os cidadãos para os cuidados, as regras e as rotas de circulação”, explica o vereador da Câmara, Orlando Rodrigues.

O objetivo de todas as ações é sensibilizar a população para a mudança de atitude em relação ao ambiente, mas também às regras de convivência que são impostas no combate à Covid-19.

“Outra das novidades é a existência de equipas de Assistentes de Praia que irão desenvolver ações de monitorização e de sensibilização nas duas praias, em estreita cooperação com as equipas de nadadores-salvadores e da Autoridade Marítima”.

As Praias do Salgado e Praia do Norte terão reforços de vigilância motorizada destinados a ações de patrulhamento em áreas de menor afluência ou mais distantes dos aglomerados.

“Apesar dos constrangimentos existentes, o Município da Nazaré apresenta um modelo que será, sem dúvida, um dos mais complexos e organizados do país, sem descurar os princípios fundamentais de garantia que estas são “Praias para Todos”, diz ainda o vereador.




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

45 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Nazaré - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Nazaré

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.