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Balcão do Empreendedor disponibiliza dois novos serviços, gratuitos, para o Alojamento Local

Encontram-se disponíveis, no Balcão do Empreendedor, dois novos serviços: Alojamento local - Declaração como Estabelecimento Saudável & Seguro; e Alojamento local – Cancelamento da declaração como Estabelecimento Saudável & Seguro. Ambos são gratuitos.Estes serviços são submetidos pelos canais habituais para o Alojamento Local, presencialmente e online, a sensibilização maior deverá ser no sentido da utilização do online porque o formulário é pré preenchido depois de inserido o nº de registo no RNAL e na página de compromisso terão de escolher que concordam com os requisitos.Custos: Este selo é gratuito, além de opcional. O empreendedor não é obrigado a submeter esta Declaração, só o faz se entender que cumpre todas as Orientações constantes da Declaração de Compromisso, e quiser que o seu estabelecimento tenha afixado o selo.Objetivo: Sensibilizar o empreendedor para os procedimentos mínimos de limpeza e higiene a adotar e incentivar a retoma do turismo a nível nacional e internacional, reforçando a confiança de todos no destino Portugal e nos seus recursos turísticos.Após submissão da Declaração, que corresponde à declaração de compromisso de cumprimento de todos os requisitos validados, a plataforma envia automaticamente uma notificação com a declaração de adesão ao selo “Clean & Safe” e o logo do mesmo.Recebida a referida notificação o empreendedor poderá utilizar o selo “Clean & Safe”, seja nas instalações físicas, ou nos canais e plataformas de divulgação e venda.O Turismo de Portugal assegurará a comunicação nacional e internacional desta iniciativa bem como dos estabelecimentos aderentes com o objetivo de renovar e incrementar a confiança de parceiros e consumidor final nos nossos equipamentos turísticos.Validade: Este selo é valido até 30 de abril de 2021. Caso em algum momento a empresa deixe de cumprir algum requisito constante no formulário deverá, de imediato, comunicá-lo ao Turismo de Portugal, via plataforma de registo, e deixará de poder utilizar o selo “Clean & Safe”, uma vez que a sua atribuição implica o cumprimento da totalidade de requisitos.Caso posteriormente volte a cumprir o requisito pode voltar a submeter nova Declaração.Fiscalização: A atribuição do selo implica auditorias aleatórias a serem realizadas pelo Turismo de Portugal em articulação com a ASAE.Listagem das regras que o empreendedor declara que cumpre: Este estabelecimento declara cumprir os requisitos definidos pelo Turismo de Portugal, de acordo com as orientações da Direção-Geral de SaúdeFormação a todos os colaboradores: Todos os Colaboradores receberam informação e/ou formação especifica sobre:Protocolo interno relativo ao surto de coronavírus COVID-19:• Como cumprir as precauções básicas de prevenção e controlo de infeção relativamente ao surto de coronavírus COVID-19, incluindo os procedimentos:- higienização das mãos: lavar as mãos frequentemente com água e sabão, durante pelo menos 20 segundos ou usar desinfetante para as mãos que tenha pelo menos 70º de álcool, cobrindo todas as superfícies das mãos e esfregando-as até ficarem secas;- etiqueta respiratória: tossir ou espirrar para o antebraço fletido ou usar lenço de papel, que depois deve ser imediatamente deitado ao lixo; Higienizar as mãos sempre após tossir ou espirrar e depois de se assoar; Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos;- conduta social: alterar a frequência e a forma de contacto entre os trabalhadores e entre estes e os clientes, evitando (quando possível) o contacto próximo, apertos de mão, beijos, postos de trabalho partilhados, reuniões presenciais e partilha de comida, utensílios, copos e toalhas.• Como cumprir a auto monitorização diária para avaliação da febre (medir a temperatura corporal e registar o valor e a hora de medição), verificação de tosse ou dificuldade em respirar.• Como cumprir as orientações da Direção Geral de Saúde para limpeza de superfícies e tratamento de roupa nos estabelecimentos.Informação a todos os clientes:Está disponibilizada a todos os clientes a seguinte informação:• Como cumprir as precauções básicas de prevenção e controlo de infeção relativamente ao surto de coronavírus• Qual o protocolo interno relativo ao surto de coronavírus COVID-19.O estabelecimento possui:• Equipamentos de proteção individual em número suficiente para todos os trabalhadores.• Equipamento de proteção individual disponível para clientes (capacidade máxima do estabelecimento).• Stock de materiais de limpeza de uso único proporcional às suas dimensões, incluindo toalhetes de limpeza de uso único humedecidos em desinfetante, lixívia e álcool a 70º.• Dispensadores de solução antissética de base alcoólica ou solução à base de álcool, por piso e junto aos pontos de entrada/saída e à entrada do restaurante, bar e instalações sanitárias comuns.• Contentor de resíduos com abertura não manual e saco plástico.• Local para isolar pessoas que possam ser detetadas como casos suspeitos ou casos confirmados de COVID-19, que deve ter preferencialmente ventilação natural, ou sistema de ventilação mecânica, e possuir revestimentos lisos e laváveis, casa de banho, stock de materiais de limpeza, máscaras cirúrgicas e luvasdescartáveis, termómetro, contentor de resíduos autónomo, sacos de resíduos, sacos de recolha de roupa usada, Kit com água e alguns alimentos não perecíveis.• Nas instalações sanitárias equipamento para lavagem de mãos com sabão líquido e toalhetes de papel.O estabelecimento assegura:• Lavagem e desinfeção, de acordo com o protocolo interno, das superfícies onde colaboradores e clientes circulam. garantindo o controlo e a prevenção de Infeções e resistências aos antimicrobianos.• Limpeza, várias vezes ao dia, das superfícies e objetos de utilização comum (incluindo balcões, interruptores de luz e de elevadores, maçanetas, puxadores de armários).• Ser dada preferência à limpeza húmida, em detrimento da limpeza a seco e do uso de aspirador de pó.• A renovação de ar das salas e espaços fechados é feita regularmente.• A desinfeção da piscina ou outros equipamentos existentes em SPAs/áreas wellness (sempre que existam), é realizada como definido em protocolo interno.• A desinfeção do jacuzzi (sempre que exista) é feita regularmente com o despejo de toda a água seguido de lavagem e desinfeção; posteriormente é enchida com água limpa e desinfetada com cloro na quantidade adequada, de acordo com o protocolo interno.• Nas zonas de restauração e bebidas, o reforço da higienização dos utensílios, equipamentos e superfícies e evitada ao máximo a manipulação direta dos alimentos por clientes e colaboradores.O protocolo de limpeza e higienização garante:• A definição de cuidados específicos para troca da roupa de cama e limpeza nos quartos, privilegiando dois tempos de intervenção espaçados e com proteção adequada conforme Protocolo interno.• A remoção da roupa de cama e atoalhados feita sem a agitar ou sacudir, enrolando-a no sentido de fora para dentro, sem encostar ao corpo e transportando-a diretamente para a máquina de lavar.• A lavagem em separado à máquina e a temperaturas elevadas da farda dos colaboradores e da roupa de cama/atoalhados (cerca de 60ºC).A operação assegura:• Que existe sempre ao serviço um colaborador responsável por acionar os procedimentos em caso de suspeita de infeção (acompanhar a pessoa com sintomas ao espaço de isolamento, prestar-lhe a assistência necessária e contactar o serviço nacional de saúde).• "A descontaminação da área de isolamento sempre que haja casos positivos de infeção e reforço da limpeza e desinfeção sempre que haja doentes suspeitos de infeção, principalmente nas superfícies frequentemente manuseadas e mais utilizadas pelo mesmo, conforme indicações da DGS."• O armazenamento dos resíduos produzidos pelos doentes suspeitos de infeção em saco de plástico que, após fechado (ex. com abraçadeira) deve ser segregado e enviado para operador licenciado para a gestão de resíduos hospitalares com risco biológico.

Balcão do Empreendedor do Município de Caminhabalcaodoempreendedor@cm-caminha.pt

 




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