Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Concurso criAtiva Escrita premiou melhores poemas e contos sobre viagens

A Câmara Municipal e a Rede de Bibliotecas de Albergaria-a-Velha divulgaram, esta tarde, num encontro virtual, os poemas e os contos premiados no âmbito do Concurso criativa Escrita, este ano, sobre o tema Viagens: para me conhecer, para conhecermos e para sonhar. A edição 2020 contou com 31 textos a concurso.

No género narrativo, a turma 10 da EB de Laginhas (Escalão A – 1.º Ciclo), Leonor Valente da Rocha (Escalão B – 2.º Ciclo) e Maria Madalena Pereira Oliveira (Escalão E – Comunidade Leitora em Geral) viram os seus contos reconhecidos pelo júri. Já no género lírico, foram distinguidos os poemas da turma do 4.º ano da EB de Caldelas (Escalão A), Madalena Machado Seixas (Escalão B) e Rui Alexandre Machado de Jesus Henriques (Escalão E). Não foram submetidos a concurso trabalhos que se enquadravam nos Escalões C e D, correspondentes ao 3.º Ciclo e Ensino Secundário.

Aos/às autores/as dos trabalhos vencedores vai ser atribuído um cheque-prenda para livros no valor de 100 euros. Todos/as os/as concorrentes recebem um certificado de participação.

Na avaliação dos poemas e dos contos, os elementos do júri tiveram em conta os seguintes critérios: adequação ao tema; riqueza e pertinência do título; criatividade/inovação; qualidade literária; densidade/riqueza lexical; coerência e coesão do texto. O júri da edição 2020 foi constituído por Isabel Nina, Coordenadora Interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares, Pedro Teixeira, Programador do Cineteatro Alba e Coordenador do SAC - Serviço de Aprendizagem Criativa do Município de Albergaria-a-Velha e Ricardo Oliveira, professor e escritor Albergariense.

Com a Covid-19 a provocar alterações profundas no nosso dia-a-dia, Catarina Mendes, Vereadora da Educação, afirmou que “é importante manter este espírito que nos une à volta da leitura e da escrita”. A autarca agradeceu às pessoas participantes, aos membros do júri e deixou uma nota especial às professoras bibliotecárias por motivarem os alunos e as alunas para a leitura, para a escrita e para a participação nas iniciativas que surgem. “É para nós um orgulho levar a cabo, todos os anos, este projeto”, rematou Catarina Mendes.




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

21 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Albergaria-a-Velha - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Albergaria-a-Velha

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.