Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Saiba tudo o que se passou na cerimónia do 24 de Junho

|| Lançamento de uma campanha, homenagem aos voluntários que costuraram máscaras e discursos voltados para a pandemia ||

A cerimónia teve início no exterior do edifício da Câmara Municipal, onde foram homenageadas as costureiras e costureiros que produziram as máscaras de proteção individual.

Na homenagem estiveram presentes os representantes dos vários grupos de costureiras e costureiros, na impossibilidade de estarem presentes todos os 186 que, de forma voluntária, costuraram as cerca de 28.000 máscaras de proteção individual que foram distribuídas a IPSS, empresas e cidadãos, como forma da prevenção da pandemia por Covid-19.

Pela mão do Presidente da Câmara Municipal, João Duarte de Carvalho, foram entregues os diplomas aos representantes dos grupos que os distribuirão por todos os que fizeram parte deste projeto dinamizado pelo professor Carlos Valeriano, também ele homenageado.

Seguiu-se a cerimónia solene, no Salão Nobre da Câmara Municipal, onde o Presidente da Câmara exaltou a dedicação de todos aqueles que, dada a pandemia, trabalharam para encontrar as melhores soluções e desenvolver as medidas mais adequadas, agradecendo também aos empresários e associações que disponibilizaram as suas instalações e meios em prol do desenvolvimento de medidas de apoio às comunidades locais. Salientou também ser fundamental que cada um de nós continue a respeitar as medidas de prevenção e afastamento social, por forma a garantir que, neste território, o comércio e os serviços não tenham de ser novamente encerrados, como medida de mitigação da pandemia.

João Duarte de Carvalho realçou ainda a ajuda às famílias mais carenciadas do concelho, através da isenção das rendas sociais e do reajustamento dos escalões de consumo da água, da prestação de apoios complementares como é o caso da entrega de bens essenciais através da Loja Social, ou de refeições através da Cantina Social, que ultrapassaram, até ao momento, as várias centenas.

No que concerne ao comércio, foram isentadas as rendas municipais, alterados os escalões associados ao consumo da água e na área da restauração e bebidas foi permitida a implementação ou alargamento de esplanadas sem qualquer custo adicional para os empresários.

O Presidente da Câmara Municipal anunciou que nas próximas semanas avançar-se-á com uma campanha de promoção da Lourinhã e do comércio local, denominada “Compre no Comércio Local. É Bom. É Nosso”. Para além da comunicação no espaço público através da utilização de grandes formatos, serão distribuídos pelas lojas do comércio local do concelho sacos reutilizáveis para oferecerem aos cidadãos que frequentam o comércio local.

No que concerne ao plano digital, será lançada uma plataforma de comércio digital dedicada à realidade e dinâmicas da Lourinhã, permitindo que todos os empresários interessados possam ter uma loja online sem custos ou, simplesmente, uma montra dos seus produtos, garantindo vantagens para todos os cidadãos que pretendam utilizar este meio para realizar as suas compras. Será ainda desenvolvida uma plataforma exclusivamente dedicada à promoção turística do território denominada Visit Lourinhã.

Ao nível da relação dos serviços municipais com os cidadãos, está a ser finalizado um novo site institucional, renovado e com valências que permitirão que o cidadão tenha o acesso mais facilitado, mais integrado e mais abrangente do serviço público.

João Duarte de Carvalho deixou ainda uma palavra aos estudantes e encarregados de educação do nosso concelho, dizendo que o próximo ano letivo está a ser preparado em articulação direta com as direções dos agrupamentos de escolas, juntas de freguesia e autoridade de saúde, no sentido de garantir que o mesmo possa iniciar-se em segurança e com todas as condições.

O Presidente da Câmara Municipal terminou a sua intervenção com um agradecimento a todos os trabalhadores da Câmara Municipal da Lourinhã.

Estiveram presentes o presidente da Assembleia Municipal, António Santos, os vereadores da Câmara Municipal da Lourinhã, José Tomé, Carla Custódio, João Serra, Vanda Oliveira e Hernâni Santos, os líderes de bancada com assento da Assembleia Municipal, Susana Gonçalves (PS), Nuno Sampaio (PSD), José Nuno Carvalho (CDS), José Soeiro (CDU) e o Presidente da Junta de Freguesia da Lourinhã, Pedro Margarido, em representação dos Presidentes de Junta do Concelho.




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

35 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Lourinhã - VER TODAS

Oeste + Recicla

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Lourinhã

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.