Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Lousã conVIDA a caminhar.

Tendo como objetivo promover a história e a cultura concelhia e no âmbito do projeto “Lousã a Mexer”, a Câmara Municipal da Lousã vai lançar um ciclo de caminhadas intitulado “Lousã conVIDA a caminhar”.

Estas caminhadas terão sempre temáticas definidas, associando à caminhada a partilha de conhecimentos e sobre a história e projetos do Concelho.

As caminhadas serão levadas a efeito por técnicos conhecedores do território que enquadrarão as diferentes temáticas.

A primeira destas caminhadas terá lugar no dia 26 de junho (6.ª feira), com concentração agendada para as 21h, junto ao Parque Municipal de Exposições e terá como tema as Festas de São João no Concelho.

A proposta é que através da identificação de locais e figuras sejam recordados momentos e histórias relacionadas com as Festas de São João da Lousã, que este ano não se realizam da forma habitual, devido à pandemia COVID-19.

Um destes locais será o Largo da República, tradicionalmente conhecida pela Travessa, onde técnicos da Autarquia, acompanhados por Rosa Barros – uma das impulsionadoras da tradicional sardinhada que ali ocorre na noite de São João e que junta milhares de pessoas – e José Ricardo Almeida, um conhecedor da história do Concelho, farão uma breve contextualização desta tradição e do envolvimento da comunidade.

Nas imediações, no Museu Municipal Prof. Álvaro Viana de Lemos, estará patente - na rua - uma exposição de fotografias de época das Festas de São João.

A caminhada seguirá depois por outras zonas da vila onde, sempre que o justifique, factos e curiosidades serão partilhados.

De referir que, no âmbito deste projeto, está já agendada a Caminhada “Pais e Filhos pelos caminhos do Património” que terá lugar no dia 10 de julho, também pelas 21h, tendo como destino o Castelo da Lousã. Os participantes serão desafiados a fazerem-se ao caminho acompanhados pelos seus filhos. Pelo meio contarão com algumas surpresas. Esta caminhada – a exemplo de todas as que se irão realizar neste âmbito, contará, também, com um programa de animação que será apresentado brevemente.

A participação nestas caminhadas é realizada mediante inscrição prévia através do link https://cm-lousa.pt/balcao-digital/caminhadas-com-historia/, telefone 239 993 372 ou do email sector.desporto@cm-lousa.pt.

O Presidente da Câmara Municipal, Luís Antunes, referiu que “este projeto visa a promoção da Cultura e o reforço da identidade Concelhia associado à atividade física, numa altura em que, devido à pandemia COVID-19, os momentos de convívio e lazer são cada vez mais valorizados”.

O Autarca reforçou ainda que, “Ao longo destas caminhadas, que cumprirão as orientações das autoridades de saúde, nomeadamente o necessário distanciamento de segurança, a Autarquia irá promover – aliados à atividade física – várias experiências associadas à cultura, à história, ao património, às belezas naturais à gastronomia do nosso Concelho”.

 




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

38 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Lousã - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Lousã

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.