Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Contas de 2019 dos SMAS Montijo com resultado líquido de 467 mil euros

A Prestação de Contas dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento do Montijo (SMAS Montijo) foi aprovada na reunião de câmara de 27 de maio, com os votos a favor do PS e as abstenções da CDU e do PSD. O resultado do exercício de 2019 é positivo em mais de 467 mil euros (mais 178 mil 745 euros que em 2018) e o saldo de execução orçamental é superior a 1 milhão 228 mil euros.

No ano de 2019, a taxa de realização orçamental atingiu os 105 por cento na receita e os 86 por cento na despesa, o que se traduz em valores absolutos de 7 158 611,82 euros, no lado da receita, e 5 930 583,48 euros, no lado da despesa.

Os encargos com a Simarsul, num valor superior a 2 milhões de euros, continuaram a influenciar as contas dos SMAS Montijo em 2019.

As despesas de capital alcançaram uma execução de 476 889,48 euros. Entre os investimentos realizados no sistema de saneamento, destacam-se o melhoramento da drenagem em Sarilhos Grandes, na Rua do Cemitério, e a instalação de ramais e respetiva ligação à rede pública de saneamento na Rua Ferreira de Castro, no Montijo. Foi, também, em 2019 que, através da Simarsul, foi construída a ETAR de Canha, que fecha o ciclo de investimentos no sistema de tratamento de águas residuais no concelho do Montijo.

No que se refere à distribuição de água, evidencia-se a obra realizada na Circular Externa, entre a rotunda da Estrada Nacional 4 e a Rua da Atalaia, assim como a reabilitação estrutural dos polos de abastecimento de água dos sistemas de Pegões Cruzamento e Santo Isidro de Pegões.

O saldo orçamental será aplicado no pagamento do encargo com a Simarsul, mas também para o reforço de investimento em 2020, nomeadamente na rede de saneamento na zona do Seixalinho, a ampliação da rede de água em Santo Isidro de Pegões, a reabilitação do reservatório R1 do Montijo, a remodelação de rede de saneamento e de coletores no Bairro Serrano e da rede de abastecimento de água na Rua Joaquim de Almeida. De realçar, ainda, a obra de ampliação da rede de água do Pau Queimado e da Atalaia, que vai permitir minimizar problemas de coloração de água, que se verificam em zonas do Alto das Vinhas Grandes, na União das Freguesias de Montijo e Afonsoeiro.




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

36 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Montijo - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Montijo

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.