Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

ALBUFEIRA INVESTIU 4M€ EM MEDIDAS DE COMBATE À COVID-19 E QUER ABOLIÇÃO DE PORTAGENS PARA ESTE VERÃO

Albufeira já investiu cerca de 4M€ no combate à Covid-19, desde o passado mês de março, adiantou José Carlos Rolo numa conferência online esta manhã sobre o verão no Algarve. O autarca disse que o Algarve está preparadíssimo para receber os turistas, os seus profissionais estão intrinsecamente preparados, haverá segurança máxima e todos serão bem recebidos. O autarca aproveitou para apelar a que o Governo também colabore e que isente as portagens logo a seguir à Ponte 25 de Abril. “Vai ser um Algarve diferente, com menos pessoas, mas com mais qualidade de serviços”.

“O Município de Albufeira já investiu 4 milhões de euros em medidas de combate à Covid-19, desde o passado mês de março”, disse esta manhã José Carlos Rolo no âmbito da 3ª Conferência de um ciclo subordinado ao tema “Como o Algarve se prepara para o Verão”.

O Presidente da Câmara Municipal de Albufeira salientou que o Algarve “tem sido um bom exemplo de boas práticas encetadas numa região, conforme se vê pelos dados da DGS, cujos números não são dramáticos, em relação aos das restantes regiões do país” e que o verão vai exigir de todos, entidades, empresas e cidadãos, uma responsabilidade acrescida para manter o nível de segurança sanitária na região: “há dois aspetos fundamentais e um é o da segurança nas ruas e nas praias. O outro tem a ver com a segurança sanitária das pessoas, pelo que vamos fazer uma grande campanha de sensibilização junto das pessoas que nos visitam para que respeitem as indicações da DGS.”

Esta campanha arranca com a época balnear, a 6 de junho e a par disso, todos os concessionários estão já preparados para este arranque em segurança, tendo o Município de Albufeira reunido com todos eles na passada segunda feira.

Em Albufeira, a par das ações de informação e sensibilização turista a turista, haverá um reforço de higienização do areal, bem como de fiscalização das praias, estando já prontas as equipas para que isso aconteça. “Estamos no caminho da qualidade e da excelência para que o Verão ainda venha a ser um período positivo e os Municípios têm tido um papel fundamental”.

José Carlos Rolo defende que “esta situação não diz respeito ao Algarve unicamente, mas a todo o país. Este verão é esperado por todos pois será o arranque de um dos mais importantes sectores da economia de Portugal”. Para o efeito, o autarca defende que por parte do Governo deverá haver também atenções acrescidas e uma delas “deveria passar pela isenção das portagens logo a seguir à Ponte 25 de Abril e na EN 125”. A par disso, apela a que o Aeroporto de Faro esteja também fortemente atento à segurança sanitária dos turistas. “Não pode haver uma única prevaricação, por parte de ninguém”, diz o autarca”, defendo que a situação exige “uma atitude racional, mas sem esquecer o lado emocional das pessoas, são as suas férias e é uma altura de tranquilidade e relaxamento, e tudo isso pode ser feito desde que se siga algumas das recomendações. A responsabilidade de cada um, é fundamental”. O autarca referiu ainda que “haverá menos turistas, mas a qualidade dos serviços será maior”.

O Presidente do Município falou ainda dos cuidados que Albufeira tem tido com a qualidade das suas praias, bem como de todas as medidas encetadas e em todas as frentes, desde instituições, espaços públicos, apoios sociais e outros.

A animação de verão foi outro dos pontos focados, tendo José Carlos Rolo salientado que “ temos um conjunto de propostas, com muita imaginação, pois estamos numa situação diferente, o que também exige novas formas e novas oportunidades. O digital e a rua vão ser os meios privilegiados, assim como a formação. Vamos privilegiar a frequência de diversos cursos em Albufeira para que todos se adaptem aos novos tempos”.

“Vai ser um Algarve com mais qualidade”, referiram todos os intervenientes desta conferência, ligados essencialmente à hotelaria e estruturas voltadas para o turismo, estando os mesmos já preparados para higienização de quem entra e de quem parte, bem como de todos os espaços. Esta conferência teve uma média de visualização de cerca de 400 espetadores.

 




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

64 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Albufeira - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Albufeira

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.