Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Município de Loulé promove formação online “Aprender a brincar na adaptação ao meio aquático”

20 de maio 2020

No âmbito das iniciativas promovidas online pela Câmara Municipal de Loulé  desde que surgiu o surto pandémico da COVID-19, o que levou a que as ações presenciais tivessem sido canceladas, irá decorrer no dia 5 de junho, das 19h30 às 22h30, a formação online “Aprender a brincar na adaptação ao meio aquático”.

A fase inicial de adaptação ao meio aquático é uma etapa crucial para a aquisição das habilidades aquáticas básicas, pré-requisitos para as habilidades motoras aquáticas específicas, como as técnicas de nado. Porém, esta fase não deverá servir para aplicar uma bateria de exercícios, adquiridos mecanicamente pelas crianças desprovidos de qualquer intencionalidade por parte da mesma. A adaptação ao meio aquático deverá saber responder aos problemas que lhe são colocados, nunca esquecendo algo fundamental: serão sempre crianças! Vivem num mundo imaginário, têm necessidades lúdicas e não compreendem o mundo dos adultos. Assim, as atividades lúdicas devem estar sempre presentes. O conhecimento científico e o domínio técnico de aspetos fundamentais – na área da natação e do desenvolvimento da criança, são requisitos básicos para a utilização de uma metodologia de intervenção adequada. Assim, os profissionais do Desporto devem estar ao nível da exigência que a atividade requer, de forma a garantir a prática de uma metodologia de trabalho bem fundamentada e adaptada às estruturas específicas. É fundamental o desenvolvimento de competências pedagógicas, implementando aulas com uma avaliação rigorosa, respeitando a natureza da criança e potenciando o seu desenvolvimento integral.

Nesse sentido, esta ação terá como principais objetivos dotar os formandos de meios e estratégias para planear aulas de adaptação ao meio aquático com originalidade e criatividade, respeitando a natureza da criança e potenciando o seu desenvolvimento integral, promover o domínio dos conteúdos e a capacidade de aplicá-los às diferentes realidades e capacitar os formandos para uma atuação regida pelo profissionalismo, rigor e dedicação.

Orientada pela formadora Carla Santos, e numa organização conjunta com a Sapienta Sports, esta formação é creditada pelo IPDJ com a atribuição de 0.3 créditos para a renovação do Título de Natação (GrauI, II, III, IV).

As inscrições podem ser realizadas em: http://www.sapientasports.pt/formacao.php?q=47d1e990583c9c67424d369f3414728e1A568KGI148

Recorde-se que, desde 2012, que a Autarquia de Loulé desenvolve um plano anual de formação desportiva composto, em média, por 14 formações anuais creditadas pelo IPDJ e nas mais variadas áreas desportivas. Devido à COVID-19, o plano para o presente ano foi suspenso e será reativado consoante a evolução da situação pandémica que afeta o país e o mundo.

No entanto, a Autarquia louletana desenvolveu um “Plano de Formação Online” que permite a todos os interessados terem acesso a formação creditada pelo IPDJ mas de uma forma segura tendo em conta o atual contexto.




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

27 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Loulé - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Loulé

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.