Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Covid-19 Belmonte realiza testes de despitagem e desinfecta espaços

O Presidente da Câmara Municipal de Belmonte deixou ontem à Rádio Caria, algumas das medidas tomadas esta semana no âmbito desta luta contra a pandemia.

Depois dos testes PCR (zaragatoa) de despistagem à COVID-19, realizados a todo o pessoal docente e auxiliar das creches existentes no concelho, a Câmara Municipal de Belmonte vai avançar até final do mês com testes dirigidos à comunidade escolar que retomou esta semana as aulas presenciais no Agrupamento de Escolas de Belmonte.

O autarca de Belmonte afirma que está a fazer “todos os esforços” para, ainda durante este mês, testar 57 pessoas, “nós temos oito alunos do 11º ano e 10 do 12º ano, sete professores a trabalhar com eles, nove administrativos na escola e temos 23 assistentes operacionais. Queríamos tentar, e vamos conseguir, que toda esta gente faça os famosos testes de zaragatoa”.

As zonas de retaguarda criadas pela Câmara de Belmonte para fazer face a qualquer eventualidade vão manter-se, à excepção do jardim-de-infância de Colmeal da Torre, onde estava a estrutura de apoio com cinco camas, “vai desaparecer mas mantemos as outras todas e esperemos que não venham a ser precisas”. A autarquia vai manter as Zonas de Apoio de Retaguarda criadas nos dois Pavilhões Gimnodesportivos do concelho, bem como nas freguesias de Carvalhal Formoso e Maçaínhas, criando assim condições para dar uma rápida resposta em caso de necessidade.

A Câmara de Belmonte vai também continuar com os trabalhos de desinfecção de espaços e edifícios públicos, “vamos aproveitar esta quinta-feira à tarde, que é o Dia da Espiga que ainda tem muita tradição entre nós, para proceder à limpeza do edifício da Câmara, da Loja do Cidadão, Espaço do Cidadão de Caria, Bibliotecas Municipais de Belmonte e Caria. No dia 29, vamos desinfectar os Centros Escolares de Belmonte e Caria, os Jardins-de-Infância de Colmeal da Torre e de Carvalhal Formoso. Os trabalhos são efectuados por uma empresa credenciada e especializada e com estas desinfecções estarão garantidas as condições para os utentes e para os trabalhadores”.

A autarquia de Belmonte que tinha anunciado a concessão de um apoio de 120 euros a cada família para a aquisição de material informático aos alunos mais carenciados do concelho. No entanto, “a autarquia foi informada que mesmo assim as famílias carenciadas teriam muita dificuldade em por o restante dinheiro. Então resolvemos comprar 50 computadores fixos, em segunda mão mas com garantia de estarem excelentes e de terem sido requalificados. Portanto são 50 computadores que vamos por à disposição dos alunos das famílias mais carenciadas”.

Fonte: Rádio Caria




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

32 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Belmonte - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Belmonte

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.