Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Dia Internacional dos Museus: Museu Marítimo de Ílhavo vai até sua casa

O Museu Marítimo de Ílhavo (MMI) comemora, entre os dias 16 e 18 de maio, o Dia Internacional dos Museus (DIM) com um programa tão preenchido como o habitual, mas, desta vez, a decorrer em casa de cada um.

O Museu mantém as portas fechadas a visitas desde o dia 17 de março, face às medidas de contenção da Covid-19, pelo que nas comemorações desta efeméride o MMI abre-se ao público nas redes sociais, com um programa multimédia, gratuito, para toda a família.

À hora marcada no programa são lançados na página do Facebook do MMI os vídeos que levam o Museu até à casa de cada um, propondo várias visitas temáticas para diferentes idades, um workshop, um jogo para os mais novos, momentos de narrativa encenada, uma entrevista e também o programa de rádio do Museu “Todos a Bordo”.

As comemorações têm início no dia 16 de maio, sábado, de manhã, com uma visita virtual, de barco em barco, à Sala da Ria, onde são mostradas as particularidades de cada embarcação. Da visita, passa-se à ação, com um workshop de construção em papel do dóri - embarcação emblemática da mítica pesca à linha.

Ainda no sábado, mas no período da tarde, uma visita às reservas desvenda algumas histórias guardadas nos “tesouros” que não são habitualmente mostrados numa visita regular ao Museu. A tarde continua com duas edições do “Todos a Bordo”, o programa do Museu, que tem sido emitido às terças-feiras, às 17h00, na Rádio 23 Milhas, em 105.0 FM e na página de Facebook do 23 Milhas. Na noite deste dia, há duas sessões de “Intimidade”, um projeto de teatro de comunidade desenvolvido pelo encenador Alexandre Sampaio, que é agora revisitado em vídeo.

No domingo, 17 de maio, o dia começa com atividades dedicadas às crianças. Na visita “Bacalhau, um peixe com cabeça” os mais novos ficam a conhecer as especificidades deste peixe e assistem à sua alimentação. De seguida, é apresentado “Rumo ao Bacalhau - O jogo do museu”, um jogo de tabuleiro para pais e filhos, em que cada jogador é um pescador.

Também para toda a família, há ainda uma visita aos bastidores do Aquário dos Bacalhaus, onde se mostram as rotinas diárias e cuidados que este espaço exige. Para o final da tarde de domingo estão programados mais dois episódios do “Todos a Bordo” e à noite haverá duas novas sessões do projeto “Intimidade”.

Naquele que é realmente o Dia Internacional de Museus (segunda-feira, 18 de maio) será lançada, em direto, uma nova edição do “Todos a Bordo”, sob o tema “Oito décadas de Museu”.

 

Museu Marítimo de Ílhavo – Um património que nos unePrograma - Dia Internacional dos Museus 2020

sábado, 16 de maio

10h00 De barco em barco pela sala da Ria

11h30 Workshop “Constrói o teu dóri”

15h00 Os segredos das Reservas

17h00 Todos a bordo! – O salão dos oficiais

18h00 Todos a bordo! – O convés do Faina Maior

21h30 Intimidade (evocação): O guincho, por Júlia Cavaz

22h30 Intimidade (evocação): A casa do leme, por Isabel Imaginário

 

domingo, 17 de maio

10h00 Bacalhau um peixe com cabeça

11h30 Rumo ao Bacalhau - O jogo do museu

15h00 Para lá do vidro: os bastidores do aquário

17h00 Todos a bordo! – O estaleiro do dóri

18h00 Todos a bordo! – A ponte de comando

21h30 Intimidade (evocação): O camarote do piloto, por Anabela Pequeno

22h30 Intimidade (evocação): A cozinha, por Isabel Gil

 

segunda feira, 18 de maio

17h00 Todos a bordo! – Oito décadas de Museu

22h00 O mar com vida! - Fernando Caçoilo, Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo

 




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

36 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Ílhavo - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Ílhavo

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.