Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

ALBUFEIRA ENTREGOU 200 MIL EUROS DE EPI’S A DIVERSAS INSTITUIÇÕES

O Município de Albufeira não tem poupado esforços no que que diz respeito a apoios diversos às instituições sociais, de segurança, de saúde, bem como a diversas instituições públicas.  Uma área que não sido descurada é a dos chamados EPI-Equipamentos de Proteção Individual, como máscaras, luvas, gel, viseiras e outros artigos de necessidade de saúde básico. O investimento em EPI ascendeu aos 200 mil euros. Depois desta 1ª fase que contemplou os profissionais da denominada “linha da frente” vai iniciar-se, em breve, a 2ª fase, com entrega de máscaras à população.

Desde o início da pandemia que as necessidades de materiais básicos de saúde se fizeram sentir e o inesperado da situação levou a que diversas instituições e organismos tivessem recorrido ao Município de Albufeira a solicitarem artigos de proteção individual.

Face aos pedidos e no âmbito do esforço de controlo da pandemia COVID-19, e atendendo ao estabelecido no Plano de Contingência para “Emergência de Saúde Publica” em curso, o Município de Albufeira deu resposta às seguintes instituições, para a devida proteção e prevenção da disseminação da doença na comunidade: Juntas de Freguesia de Albufeira e Olhos d’Água, Paderne, Ferreiras e Guia; Bombeiros Voluntários de Albufeira, Cruz Vermelha Portuguesa e centros da ARS Algarve no concelho: Centro de Albufeira - USF Sol nascente, USF de Albufeira, UCSP Albufeira, CHUA- Sub Albufeira (Serviço de Urgência Básico). De igual modo, também as forças de segurança, como GNR-GIPS, GNR- Destacamento Territorial de Albufeira e GNR - Destacamento de Trânsito, receberam apoio no que concerne a equipamentos de proteção individual.

Quanto a instituições de apoio social, foram apoiadas a Fundação António Silva Leal, o CASA - Centro de Apoio aos Sem Abrigo, Santa Casa da Misericórdia de Albufeira, Centro Paroquial de Paderne, Casa de Nossa Senhora da Guia e AHSA – Associação Humanitária e Solidariedade de Albufeira.

Também os cidadãos voluntários que se encontrar a apoiar os técnicos da Divisão de Ação Social do Município que se encontram nos ZAP’s (Zonas de Apoio à População) receberam estes materiais assim como a empresa concessionária do GIRO (transportes público de Albufeira.

Outras instituições receberam igualmente EPI’s, como foi o caso do Estabelecimento Prisional de Silves, Centro Hospitalar Universitário do Algarve e profissionais que trabalham com análises clínicas ao nível de testes biomoleculares por RT-PCR (Real Time-Products Reagents and Consumables).

José Carlos Rolo diz que se trata do que é essencial e que “seria impensável, o Município não dar prioridade ao que é prioridade, neste caso, os materiais para protecção de todos aqueles que no dia-a-dia e a toda a hora colocam a vida em risco por todos nós”. "Todas as entidades têm desenvolvido um trabalho excepcional  e merecedor de registo no sentido de evitar a propagação do vírus", concluiu o autarca. 

Refira-se que estas entregas referem-se à 1ª fase de distribuição de equipamentos por parte do Município aos profissionais da chamada “ linha da frente”. Em breve, terá lugar a 2ª fase, referente à entrega de máscaras à população.




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

36 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Albufeira - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Albufeira

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.