Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Óbidos simula situação de COVID-19 em Lar da Terceira Idade Óbidos Diário

Realizou-se, no passado dia 22 de Abril, uma reunião de avaliação de um exercício de decisão (CPX) para testar o Plano de Contingência no âmbito do COVID-19 do Lar da Santa Casa de Misericórdia de Óbidos.

Na passada segunda-feira, dia 20, FOI SIMULADA a existência de uma utente que apresentava um quadro de sinais e sintomas suspeitos de infeção com o vírus SARS-CoV-2, nomeadamente febre, tosse e dificuldade respiratória. A vítima foi transportada para o Hospital de Caldas, dando entrada na Área Dedicada ao COVID (ADC) onde realizou o teste de diagnóstico COVID-19, sendo o resultado positivo.

Com base neste cenário de simulação, foi ativado o plano de contingência para resposta à situação de emergência, onde foi desenvolvido um conjunto de ações com o propósito de conter a propagação do contágio através do isolamento e da identificação dos contactos de risco ocorridos nos últimos dias.

Na sequência da reunião de análise e avaliação do exercício, por videoconferência – onde estiveram presentes o presidente e vice-presidente da Câmara Municipal de Óbidos, vereadora com o pelouro da Saúde, delegada de Saúde, Segurança Social, Serviço Municipal de Proteção Civil, GNR de Óbidos e direção técnica do lar da Santa Casa da Misericórdia – concluiu-se que os resultados do exercício prático foram muito positivos, pretendendo-se, no futuro, replicar nos restantes lares existentes no Município.

Durante o período de prevenção/mitigação, preparação e resposta à pandemia do COVID-19, foi realizado um conjunto de ações por parte do Município, de onde se destacam as seguintes: 1. Ativação Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil a 13/3/2020; 2. Declaração Situação Alerta de âmbito municipal a 13/3/2020; 3. Criação Grupos Trabalhos (GT) – Óbidos + Próximo | COVID-19 CMPC | GT COVID-19 CMO | IPSS | Farmácias | Presidentes Juntas); 4. Garantia de corredor de acesso Hipermercados e Farmácias, para os profissionais de saúde, segurança, proteção civil, Bombeiros e elementos programa “Vamos Nós por Si”; 5. Elaboração do Plano de Contingência Municipal; 6. Elaboração dos Planos de Contingência para os Edifícios Municipais; 7. Elaboração dos Planos de Contingência para as Juntas de Freguesias; 8. Elaboração Planos para Complexos Escolares, Jardins de Infância, IPSS e Associações; 9. Identificação de todas as Unidades de Apoio aos Idosos – Lares (IPSS e Particulares), Serviços de Apoio ao Domicilio, Casas de Acolhimento de Idosos. 10. Elaboração e aprovação Plano Evacuação e Contenção de Idosos, direcionado aos Lares, Serviços de Apoio ao Domicilio e Casas de Acolhimento de Idosos; 11. Identificação e preparação de 5 unidades de acolhimento de emergência para idosos; 12. Ativação das 7 Unidades Locais de Proteção Civil (ULPC) para apoio à população no âmbito da distribuição de alimentos e produtos farmacêuticos, no âmbito do projeto “Vamos Nós por Si” promovido pelo Espaço Ó; 13. Desinfeção / descontaminação de espaços públicos em todas as freguesias do município, através da Juntas de Freguesias e ULPC; 14. Identificação das comunidades estrangeiras a residir no município; 15. Lançamento de Medidas de Apoio aos Munícipes; 16. Ativação de uma linha de apoio psicológico pela Câmara; 17. Ativação de equipas de apoio Logístico do Município; 18. Comunicação e informação pública através das redes sociais, rádio local e jornais regionais.




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

37 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Óbidos - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Óbidos

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.