Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Paulo Pereira visitou Centro de Rastreio que atende baionenses

Este centro atende pessoas de Baião, do Marco de Canaveses, de Amarante, Celorico de Basto, Cinfães e Resende.

O presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, visitou hoje o Centro de Rasteio à COVID-19, que funciona no Estádio Municipal de Marco de Canaveses, e referiu que este é “mais um passo concreto para responder às necessidades dos cidadãos” no contexto da pandemia.

Este centro atende pessoas de Baião, do Marco de Canaveses, de Amarante, Celorico de Basto, Cinfães e Resende. Estiveram presentes na visita os presidentes de Câmara de Marco de Canaveses e de Resende e o Vice-Presidente da autarquia de Cinfães.

Paulo Pereira referiu que as diferentes entidades, desde o Governo, entidades da área da saúde, forças de segurança, proteção civil, Juntas de Freguesia e tantos outros “têm tido uma resposta gradual e positiva aos desafios colocados pela pandemia”.

 

CIDADÃOS TÊM DE MANTER CUIDADOS

Na visita Paulo Pereira manifestou a opinião de que se houver o levantamento de algumas restrições à circulação, bem como outras medidas limitadoras, as pessoas não vão poder “aligeirar os cuidados. Se fizermos isso, o esforço que foi exigido a todos poderá ser inglório”.

 

TESTES EM LARES DA REGIÃO

Nesta ocasião foi anunciado que enfermeiros do Agrupamento de Centros de Saúde do Tâmega I (que engloba Baião) receberam formação para realizar testes à COVID-19 nos lares da região. Será seguido um plano virado para os grupos de maior risco, começando pelos lares e alargando a outros grupos.

 

COMO FUNCIONA O CENTRO DE RASTREIO AO COVID-19

Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta: 9h00 – 12h00 e 14h00-18h00 Fins de Semana: 14h00 – 18h00 Feriados: 14h00 – 18h00

 

Como ter acesso:

É necessário haver um pedido médico do exame para ser feito o agendamento, sem o qual não é possível realizar o teste. O acesso é de acordo com a hora agendada.

O agendamento será feito através do telefone 916 654 309, preferencialmente dentro do horário de expediente (9h às 13h e 14h às 17h).

Serão necessários vários dados para marcar o exame pelo que, informar o utente desta situação ajuda a ter os dados disponíveis para fazer o agendamento:

 

– Nome, Data de Nascimento, nº SNS, Unidade Funcional, e-mail / TM, matrícula da viatura.

– Tem que levar o pedido do exame, em papel ou por SMS no telemóvel, condição essencial para a realização do teste.

 

O percurso no Centro de Rastreio começa à entrada o Estado Municipal e tem a duração de cerca de 10 minutos desde a entrada até ser feito o teste.

No local podem fazer o teste sem sair do veículo. O resultado chegará no prazo de 3 dias.

A diretora clínica do laboratório responsável, Laura Brum, referiu que estão a ser feitos 50 testes por dia, mas que este ritmo pode triplicar, chegando aos 150 testes diários.




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

38 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Baião - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Baião

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.