Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Apoio social e voluntariado

Na sequência da situação atual, a Ação Social do município tem vindo a reforçar e alargar o âmbito das medidas sociais para o concelho, sempre em articulação com a rede social de Olhão. Assim, para além das ações já desenvolvidas, estamos continuamente a prevenir e adequar as respostas às necessidades crescentes, em função do evoluir da situação. Solicitamos que, para novas situações ou agravamento das já referenciadas, nos contactem através do email servicosociais@cm-olhao.pt ou, de segunda a sexta, entre as 09h00 às 13h00, através do telefone 289 700 147. Através das nossas técnicas de ação social, para além de dar continuidade às ações de resposta até aqui praticadas, iremos: - Encaminhar os munícipes para as respostas disponíveis de apoio à população asseguradas pelas instituições do concelho e juntas de freguesia; - Contactar telefonicamente os utentes sinalizados por instituições que se encontram com as atividades suspensas, que se possam encontrar numa situação mais vulnerável; - Avaliar e referenciar idosos em situação de ausência de retaguarda familiar; - Promover e articular contactos institucionais decorrentes de situações sinalizadas referentes a munícipes em situação de vulnerabilidade (Segurança Social, serviço local de Olhão e Centro de Saúde); - Promover e articular um contacto permanente com as instituições do concelho que prestam apoio alimentar à população do concelho; - Apoiar permanentemente o Posto de Comando Municipal da Proteção Civil, ativado no âmbito da Ativação do Plano Distrital de Proteção Civil; - Promover e articular um contacto permanente com as forças de segurança para acompanhamento de cidadãos em situação de vulnerabilidade social; - Promover e articular um contacto permanente com as instituições com ERPI; - Divulgar informação, orientações e recomendações sobre a situação epidemiológica, pelas entidades parceiras da Rede Social; - Auscultar os parceiros da Rede Social, no âmbito da situação epidemiológica (levantamento de necessidades, de respostas a acionar, procedimentos a aplicar); - Criar uma Bolsa de voluntariado para fazer face a eventuais necessidades de recursos humanos para o desenvolvimento das ações necessárias; - Elaborar um quadro referente às necessidades identificadas pelas entidades parceiras e respetiva atualização; - Elaborar um quadro relativo aos meios acionados pelas entidades parceiras e respetiva atualização; - Elaborar um quadro referente a meios a acionar em caso de agravamento da situação epidemiológica e respetiva atualização. Face à situação atual, e antecipando o seu eventual agravamento, o Município pretende, igualmente, criar uma Bolsa de voluntários, que constitua uma retaguarda da resposta social do concelho. Os interessados poderão inscrever-se através do correio eletrónico voluntariado.covid@cm-olhao.pt.




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