Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Unidades de isolamento estarão totalmente operacionais até ao final da semana

Celorico Palace Hotel disponibilizou as instalações para receber infetados

 

Conforme já anunciado, o Município de Celorico de Basto está a criar uma estrutura de retaguarda, para alojamento de cidadãos do concelho que venham a ser infetadas com Covid 19, não necessitem de internamento hospitalar e não tenham, nos lares para idosos que os acolhem ou nas suas habitações, condições para cumprir o seu período de tratamento em isolamento. A medida, está a ser preparada no âmbito do programa Câmara Amiga e visa apoiar os mais fragilizados e necessitados, criando também condições para evitar os riscos de contágio, sobretudo dentro das estruturas residenciais para idosos. Para esse efeito, a Câmara Municipal tem já preparados os seus edifícios do parque de campismo (bungalows) e casa da estação e tem realizado vários contactos com unidades de alojamento privadas, que disponibilizaram, até à data, cerca de 80 quartos. O Celorico Palace Hotel, através de Luís Correia, responsável máximo da entidade gestora desta unidade hoteleira, transmitiu ontem ao Presidente da Câmara, a total disponibilidade dos 41 quartos do hotel para esta iniciativa.

Paralelamente, está a decorrer uma formação a 31 assistentes operacionais do Município que se juntam a 14 que tiveram já formação para cuidar e lidar com idosos, bem como procedimentos de segurança a adotar. Está a decorrer também o processo de aquisição de equipamentos de proteção individual para os funcionários envolvidos nesta medida. A alimentação será confecionada em instalações escolares, também por colaboradores do município.

Estas unidades estarão dispersas pelo concelho e o encaminhamento de pessoas infetadas será feito em articulação com as Autoridades de Saúde Locais, as IPSS do concelho e o projeto Câmara Amiga.

Joaquim Mota e Silva “agradece a abertura com que os operadores turísticos locais receberam esta iniciativa do Município e enaltece a rapidez com que os serviços da Câmara Municipal operacionalizaram uma medida com esta complexidade. Estamos prontos, já esta semana, para uma eventualidade que, espero não se venha a concretizar, mas que precisamos, por uma questão de prevenção, de antecipar, preparando-nos para os cenários mais graves e esperando que corra tudo pelo melhor.

 




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

53 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Celorico de Basto - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Celorico de Basto

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.