Portal Nacional dos Municípios e Freguesias


Município mantém contactos regulares com seniores para tranquilizá-los sobre o Covid-19

Estando o País em “quarentena voluntária”, com milhares de pessoas recolhidas em casa, o Município de Albergaria-a-Velha tem mantido um contacto regular com a população mais idosa do Concelho, em especial, as pessoas que vivem sozinhas. Todos os dias, o Serviço de Ação Social atende dezenas de situações diversas via telefone ou correio eletrónico e averigua se é necessário algum apoio específico ou, simplesmente, tranquiliza quem se sente mais aflito com a evolução da pandemia.

Em termos de apoios concretos, as técnicas de ação social do Município fazem a aquisição de medicamentos e de bens de primeira necessidade, quando a pessoa idosa não tem uma família de retaguarda. Embora com as visitas domiciliárias suspensas devido ao Covid-19, a equipa de voluntárias/os do programa Gerações Solidárias está também a fazer um reforço telefónico e, em caso de necessidade, presta auxílio na aquisição de medicação, alimentação ou pagamento de despesas, sem haver contacto presencial. Em todos os telefonemas, são prestados esclarecimentos sobre as medidas de prevenção que devem ser adotadas e divulgada a Linha de Apoio Psicossocial que a Câmara Municipal disponibiliza à comunidade.

Para as/os seniores com maior autonomia, que participam nas oficinas do Programa Idade Maior, foi criado um grupo informal no Facebook para combater o sentimento de solidão que possa surgir. Atualmente, o grupo tem 29 membros, que são desafiados a partilharem receitas simples, fotografias, poemas e comentários sobre o dia-a-dia, de forma a manter o espírito de companheirismo à distância. Todas as pessoas participantes no Programa Idade Maior, que ainda não se encontram neste grupo do Facebook, podem procurar por "Programa Idade Maior - Grupo Informal" e aderir.

É de referir, ainda, que no Concelho de Albergaria-a-Velha têm surgido movimentos solidários que fazem parte de uma rede articulada com o Município. A todas as pessoas que fazem parte deste movimento municipal de entreajuda voluntária a Autarquia dirige um agradecimento especial.

Nesta altura de isolamento social, em que se verifica uma rarefação das relações sociais, que potencia um vazio afetivo e que pode gerar comportamentos de ansiedade e depressão, o Município de Albergaria-a-Velha está emprenhado em manter o contacto com uma faixa da população que é extremamente vulnerável à pandemia do Covid-19, quer em termos físicos, quer em tempos psicológicos.




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

31 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Albergaria-a-Velha - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Albergaria-a-Velha

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.