Portal Nacional dos Municípios e Freguesias


Comunicado do Presidente da Câmara - COVID - 19

Caros Severenses

 

Dirijo-me novamente a todos para dar conta da situação preocupante que vivemos com a Pandemia COVID-19.

Insisto e alerto mais uma vez para a necessidade de nos protegermos e protegermos os outros, seguindo todas as instruções das Autoridades de Saúde e Segurança.

Deverão preferencialmente e sempre que possível manter-se recolhidos em casa (isolamento social) pois como é sistematicamente noticiado, essa é a melhor proteção. É necessário manter um relativo afastamento entre pessoas, evitando concentrações e uma permanente higiene das mãos e evitar levá-las à cara ( boca, olhos e nariz) para prevenir contágios.

No momento em que vos escrevo não há nenhum caso declarado ou conhecido de pessoas infetadas no concelho, mas o risco é sempre elevado e a tendência nacional é de aumento e não de redução. Tenho também informação das IPSSs , locais onde se encontram alojadas muitas pessoas idosas e mais vulneráveis, de que tudo está controlado e normal.

Hoje iniciou-se a desinfeção/higienização das ruas e locais públicos. Esta ação foi levada a cabo nas principais ruas da Vila e centros de freguesia, com incidência nos locais mais sensíveis e frequentados e ecopontos, edifícios públicos e espaços envolventes das superfícies comerciais, mas também nos espaços exteriores das IPSSs. Amanhã dar-se-á continuidade a esta operação.

Foi adquirido vário material (fatos de proteção, toucas, máscaras, luvas, material de desinfeção, toalhas etc.) e disponibilizado ao Centro de Saúde, reforçando assim a capacidade do mesmo para a proteção individual dos profissionais e utentes.

Estamos a lançar com a colaboração das Juntas de Freguesia, uma campanha de sensibilização junto dos Severenses que regressaram do estrangeiro, sejam emigrantes ou trabalhadores ocasionais, exortando-os a cumprir o período de quarentena aconselhado pela Direção Geral de Saúde. Foi enviada uma lista de pessoas que se encontre, nesta situação, a fim de serem acompanhados e aconselhados sobre o comportamento a adotar.

As pessoas têm sido compreensivas, responsáveis e solidárias, cumprindo as orientações das várias entidades e é isso que continuo a pedir a todos.

 

Sejamos todos confiantes, responsáveis e vamos manter sempre a calma.

 

O Presidente da Câmara

António Coutinho




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

36 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Sever do Vouga - VER TODAS

Spot radiofónico
APELO
“CIRA fica em casa”

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Sever do Vouga

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.