Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Mensagem do Presidente da Câmara

Caras e Caros Idanhenses,

Os tempos que vivemos em Portugal e no Mundo são de uma exigência global sem precedentes. Enfrentamos um desafio tão grande e complexo – o maior em democracia – que apenas com a colaboração de todos poderemos ultrapassar este momento.

No dia em que é decretado o Estado de Emergência no nosso País, quero transmitir-vos uma mensagem de apoio e confiança na nossa capacidade para superar a pandemia do novo Coronavírus.

Conter a propagação do Covid-19 em território português e à escala internacional é a prioridade e, como todos nós já percebemos, há que mudar as nossas rotinas diárias.

Com as medidas de contenção implementadas nesta fase crítica, o regresso à normalidade vai demorar, mas o acesso aos serviços e bens essenciais continuarão a ser garantidos.

Enquanto Presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, o meu compromisso é mobilizar a equipa da Autarquia e a comunidade Idanhense na tarefa fundamental que é mitigar os efeitos da propagação deste vírus.

Quero assegurar que a Câmara Municipal de Idanha-a-Nova vai continuar a funcionar e, mais ainda, priorizar os instrumentos de prevenção e contenção “deste inimigo invisível”.

Em prol da saúde pública, criámos esta semana Linhas de Apoio para cidadãos, IPSS’s e empresas. A operacionalização deste serviço foi acolhida com um alto volume de chamadas e solicitações: entrega de medicamentos e bens essenciais ao domicílio e pedidos de apoio e esclarecimentos junto de instituições e atividades económicas. O reforço das linhas vai ser assegurado para que possamos corresponder a todos.

Queremos também ser parte da solução naquilo que são as nossas responsabilidades enquanto município raiano. Desde a primeira hora, a Câmara de Idanha-a-Nova prontificou-se a colaborar com as Forças de Segurança e o SEF no controlo das fronteiras que nos ligam aos nossos vizinhos espanhóis, aos quais estendemos toda a nossa solidariedade.

Solidariedade, prudência e entreajuda. É essencial a prática dessas atitudes nos dias que temos pela frente. Tenho inteira confiança no sentido cívico dos Idanhenses. Por isso, sei que irão cumprir as recomendações das Forças de Segurança, dos Bombeiros Voluntários e das Autoridades de Saúde. São as entidades mais bem preparadas para nos orientar neste momento. A Câmara Municipal de Idanha-a-Nova está, assim, em permanente contacto com as mesmas, para melhor ajudar a resolver as situações que vão ocorrendo no nosso concelho.

Sabemos que os empresários, as escolas, as paróquias, os agentes culturais e tantos outros na nossa comunidade estão a atravessar um período particularmente difícil, mas devemos manter a determinação e a esperança que vamos recuperar.

Não podemos desanimar. Caros Idanhenses, a hora é de confiar nas medidas aplicadas no nosso País e acreditar na capacidade dos Portugueses para vencer os maiores desafios.

Juntos vamos ultrapassar este momento tão difícil. Contem comigo, com o meu Executivo e com toda a equipa da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova para fazermos o que está ao nosso alcance.

Limitar o contágio é essencial. Não hesitem em utilizar as Linhas de Apoio do Município de Idanha-a-Nova. Estamos aqui para ajudar. Ao menor sintoma contactar a linha da Saúde 24, através do 808 24 24 24.

Pela Saúde de Todos,

Armindo Jacinto

Presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova

 

 




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

74 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Idanha-a-Nova - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Idanha-a-Nova

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.