Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

CONTE consagrou vencedores em gala de encerramento

Já são conhecidos os premiados do XVI Concurso Nacional de Teatro (CONTE), que decorreu na Póvoa de Lanhoso entre 1 e 29 de fevereiro.

O Povoense Cunha de Leiradella viu reconhecido o seu trabalho e recebeu o Prémio Prestígio Personalidade. “O Futuro está nos Ovos” com atores e atrizes Povoense recebeu duas distinções: melhor desenho de luz e o prémio Maria da Fonte, júri popular. Já a peça “Pão Nosso” apresentada pelo Teatro de Balugas também foi reconhecida, mas com o prémio Ruy de Carvalho para a melhor produção.

O CONTE resulta da parceria que junta Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso e a Federação Portuguesa de Teatro no reconhecimento e no incentivo ao melhor do teatro em Portugal.

A Gala de Encerramento contou com a presença do Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, André Rodrigues, do Presidente da Federação Portuguesa de Teatro, José Teles, e do patrono do evento, Ruy de Carvalho.

“A Póvoa de Lanhoso é um concelho que valoriza muito a sua história, as suas tradições e a sua matriz cultural. Uma matriz onde o teatro tem um papel fundamental”, destacou, acrescentando que este concelho é grande na dimensão cultural e social. “A estratégia da autarquia passa muito pela formação intelectual dos nossos jovens. Seja disponibilizando um serviço educativo de qualidade, seja fomentando o desporto e a atividade física, seja, ainda, na formação cultural através das várias artes”, referiu, de entre outras considerações, André Rodrigues.

A Gala de Encerramento e entrega de prémios decorreu no Theatro Club da Póvoa de Lanhoso, no dia 7 de março. Nove peças estiveram a concurso. O júri foi constituído por Orlando Alves, representante da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Gil Filipe, representante da Federação Portuguesa de Teatro e José Dantas Lima, representante na qualidade de Júri Honorário.

 

Eis os vencedores:

 

MELHOR DESENHO DE LUZ – Prémio “Orlando Worm”

“O Futuro está nos Ovos”

 

MELHOR SONOPLASTIA

“O Corcunda de NotreDame”

 

MELHOR CENOGRAFIA – Prémio “João Barros”

“Pão Nosso”

 

MELHOR GUARDA-ROUPA

“O Corcunda de NotreDame”

 

MELHOR INTERPRETAÇÃO SECUNDÁRIA FEMININA

Carla Gomes

 

MELHOR INTERPRETAÇÃO SECUNDÁRIA MASCULINA

Cláudio Pinela

 

MELHOR INTERPRETAÇÃO PRINCIPAL FEMININA

Rita Silva

 

MELHOR INTERPRETAÇÃO PRINCIPAL MASCULINA

Rui Tavares

 

MELHOR ENCENAÇÃO

“A Importância de ser Ernesto”

 

PRÉMIO RUY DE CARVALHO

“Pão Nosso”

 

PRÉMIO “MARIA DA FONTE”,

“O Futuro Está nos Ovos”




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

50 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Póvoa de Lanhoso - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Póvoa de Lanhoso

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.