Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Ases de Santa Eufémia comemoraram o 42ª aniversário com diversas iniciativas

A Associação Cultural e Desportiva Ases de Santa Eufémia comemorou ontem, sábado, 18 de janeiro, o seu 42ª aniversário com um conjunto de iniciativas. Após o convívio de sócios na sede da associação, o Hastear das Bandeiras no Centro Cívico de Prazins Santa Eufémia e a Eucaristia na Igreja Paroquial a festa culminou com um jantar de confraternização que juntou cerca de 300 pessoas em Sande S. Martinho.

Durante o jantar de confraternização, foram entregues vários prémios de mérito, individuais e coletivos, que pretenderam homenagear personalidades e instituições cujo trabalho e empenho se relevaram ou relevam fundamentais para o crescimento e sustentabilidade do projeto cultural e desportivo do Ases de Santa Eufémia. Domingos Bragança, Presidente da Câmara, recebeu o prémio de Mérito Associativo atribuído à Câmara Municipal de Guimarães pelo apoio que prestado à associação, apoio que permitiu a instalação de um relvado sintético, a iluminação do recinto desportivo, o apoio à formação e, prestes a ser concretizado, o subsídio que vai permitir a requalificação da zona dos balneários.

Na sua intervenção, Domingos Bragança agradeceu a distinção recebida, aproveitando para distribuir os méritos por todo o Executivo. “Verificamos que o apoio que concedemos à vossa associação não foi em vão, uma vez que as infraestruturas do Ases de Santa Eufémia estão a ser bem utilizadas para o bem público e encontram-se já no limite da sua capacidade. Foi um bom apoio e uma boa decisão”, referiu o Presidente da Câmara. O Edil realçou o facto de a associação apostar na formação, desde o escalão mais jovem, os Petizes, até aos Seniores. “A aposta na formação é o caminho certo a seguir, pois é assim que se constrói o futuro. É também, e acima de tudo, uma formação para a cidadania, para que todos saibam dar as mãos e valorizar a vida em comunidade”, disse. A propósito da festa do 42ª aniversário, Domingos Bragança mostrou-se visivelmente satisfeito com a larga participação dos associados e simpatizantes do Ases de Santa Eufémia: “esta forte adesão mostra bem a vossa vitalidade”, frisou. A propósito da pretensão, momentos antes referida pelo Presidente da Associação, Carlos Neves, de construir um segundo recinto que permita o crescimento do número de atletas, o Presidente da Câmara prometeu estar atento ao projeto, disponibilizando-se para futuras conversas tendentes à procura de soluções: “para este ano, avançaremos com o apoio para a beneficiação dos balneários, continuando a dialogar para que possamos ir de encontro às vossas necessidades”, concluiu.

Momentos antes, Carlos Neves, Presidente da Associação, tinha feito um balanço dos 42 anos de atividade, realçando o facto do Ases de Santa Eufémia servir 180 atletas, distribuídos por 8 escalões, com a ajuda de 50 elementos do staff técnico e administrativo. “Temos 250 sócios e atingimos um nível de exigência que requer uma gestão de rigor”, disse. Na sua alocução, não foram esquecidos os anteriores presidentes António Pereira, Fernando Pereira e Tiago Barbosa, e o seu trabalho em prol do clube. “O Ases sonha com mais, para aumentar o trabalho que nos permite sermos uma comunidade de partilha, afeto e união”.

Manuel Machado, Presidente da A.F. Braga, dirigiu uma palavra de reconhecimento aos fundadores da associação e a todos os que trabalharam e trabalham para que o clube seja uma referência na A.F. Braga. “A comunidade deve estar grata ao clube e o clube às entidades e pessoas que lhe têm prestado apoio”, disse. Manuel Machado concluiu a sua intervenção dizendo que “o desporto é importante para uma sociedade mais sadia”.

Natália Fernandes, Presidente da Junta de Freguesia de Prazins Santa Eufémia, exaltou o dia de festa, endereçando os parabéns à toda a direção da associação e às equipas técnicas, bem como os que estiverem presentes ao longos dos 42 anos da sua existência. “Os resultados têm sido excecionais”, fez notar. A Presidente da Junta fez um elogio ao desporto enquanto um dos pilares da sociedade que, para além da atividade física, com todos os benefícios para a saúde, promove a pontualidade, o respeito e o rigor. “Está provado cientificamente que os alunos que desenvolvem atividade desportiva são mais bem-sucedidos no seu percurso escolar”, disse. Natália Fernandes concluiu a sua intervenção com um agradecimento aos pais dos atletas, por se constituírem como verdadeiros pilares, e ao apoio concedido pela Câmara Municipal de Guimarães ao Ases de Santa Eufémia.

Na entrega de prémios aos vários membros das equipes técnicas, diretor desportivo e coordenador da formação, o anterior presidente Tiago Barbosa deixou uma mensagem emocionada e significativa a toda a família do Ases de Santa Eufémia: “nunca desistam do nosso clube, façam dele o estandarte máximo da nossa freguesia”. aniversárioAses de Santa EufémiaDesporto




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

47 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Guimarães - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Guimarães

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.