Portal Nacional dos Municípios e Freguesias


A Presidência em Frielas 

 

Foram dois dias de trabalho, sob o lema Mais perto de si!, em que o Executivo Municipal teve oportunidade de visitar e ouvir os representantes de diversas instituições sociais, desportivas, culturais e outras, assim como contactar diretamente com a população para melhor conhecer as suas preocupações e anseios, mas também reunir com um vasto número de empresários e agentes económicos que estão instalados nesta localidade.  

Depois de hasteada a bandeira do Município naquela que foi a sede do concelho nestes dois dias, o Centro Comunitário de Frielas, tiveram início as primeiras visitas, às instalações da Lavandaria Social e ao Centro de Enfermagem, bem como à delegação da União das Freguesias de Santo António dos Cavaleiros e Frielas.  

Sempre acompanhado pelo seu Executivo e pela presidente desta União de Freguesias, Glória Trindade, Bernardino Soares teve encontro marcado com os empresários e agentes económicos de Frielas que se deslocaram ao salão nobre da junta de freguesia para ouvir o presidente da Câmara Municipal lembrar que o Executivo “continua muito empenhado em ter um trabalho próximo dos empresários”, nomeadamente através da Loures Investe, para debater os problemas mais sentidos, entre eles “a questão dos resíduos, em que os SIMAR estão já a trabalhar numa nova forma de recolha mais eficaz”, mas também sobre questões como o estacionamento e os transportes públicos.  

Na área da educação, foram efetuadas visitas ao Jardim de Infância de Frielas, à Associação “Cantinho da Pequenada” e à Escola Básica de Frielas e apresentado um esboço do projeto da nova escola de Frielas, que irá permitir a criação de melhores condições de trabalho e aprendizagem, e assim acolher um maior número de alunos, contribuindo desta forma também para fixar população jovem nesta freguesia. 

Na visita à farmácia da localidade, que contou com a presença de representantes do movimento Loures Tem mais Saúde, falou-se de vacinação e do trabalho de referência que tem sido feito no concelho nesta matéria devido a este movimento que permite uma estreita articulação entre as farmácias e o Município de Loures.  

A tarde foi de contacto com a população e comissões de moradores dos bairros da Carris Coop, Espinhal Novo e Casal das Queimadas, para ouvir as preocupações, os problemas mais sentidos, nomeadamente devido a processos de legalização que se encontram em curso.  

Nestas reuniões informais foi ainda possível chegar a alguns entendimentos e definir os próximos passos de cada uma das entidades envolvidas (comissões de moradores, Câmara e Junta), assumindo compromissos que permitirão agilizar processos sempre complexos e morosos.  

E a encerrar o primeiro dia de a Presidência em Frielas, a visita à sede da Associação Desportiva, Cultural e Social de Frielas – GimnoFrielas. Uma coletividade que tem apostado na competição na área da ginástica acrobática e  conquistado diversos prémios nacionais e internacionais de grande prestígio. 

No dia 11 de janeiro, segundo dia de a presidência Mais perto de si!, o Executivo esteve nos dois clubes de futebol da freguesia, União Desportiva de Ponte de Frielas e Sport Clube de Frielas, para visitar instalações e conhecer as preocupações das direções. A União Desportiva de Ponte de Frielas viu, recentemente, substituído o seu relvado sintético, num investimento municipal de cerca de 150 mil euros. Uma obra que será também efetuada no Sport Clube de Frielas já em 2020, no âmbito do programa de intervenções que estão programadas, ao longo do próximos anos, nos sintéticos de todo o concelho.  A comitiva municipal visitou depois a Igreja Matriz Paroquial de São Julião e Santa Basilissa de Frielas, onde reuniu informalmente com o pároco da freguesia, numa conversa que abordou temáticas como a aproximação dos residentes dos bairros desta localidade à igreja e as Jornadas Mundiais da Juventude, que irão decorrer em Lisboa e numa parte da zona oriental do concelho de Loures. Seguiu-se uma visita à Estação Arqueológica de Frielas, conduzida pela arqueóloga Ana Raquel Silva, da Câmara Municipal de Loures, que apresentou o trabalho que tem sido feito nesta villa romana.  

A passagem pelo Rancho Folclórico e Etnográfico “Os Frieleiros” encerrou o programa de visitas de a Presidência em Frielas, com o Executivo Municipal a ser brindado, logo à chegada, com uma atuação do rancho que, naquele dia, comemorava o seu 35.º aniversário.

Sessão pública de encerramento 

Na sessão pública de encerramento, Bernardino Soares, fez um resumo dos dois dias de a presidência Mais perto de si!, destacando na área social, o reforço nos apoios às instituições sociais que, através da criação do Regulamento Municipal de Apoio às Instituições Sociais (RMAIS), veio permitir “triplicar as verbas para as instituições sociais e isso tem dado um bom resultado”.  

Ao nível da educação, e dando continuidade à parceria que o Município de Loures tem com o “Cantinho da Pequenada” na área das refeições, “resolvemos o problema do transporte das crianças para o almoço”, que é servido nesta instituição, “assegurando um transporte próprio para que se possam deslocar para almoçar” de forma segura e confortável.  

O autarca lembrou ainda a entrada em funcionamento, neste ano letivo, do programa de Adaptação ao Meio Aquático (AMA), que vai proporcionar aulas de natação a cerca de  5500 alunos do 2.º, 3.º e 4.º anos do ensino básico, bem como a distribuição de mais de 300 computadores e colocação de rede wi-fi, em todas as escolas do concelho.       

Em termos de equipamentos, “a nossa opção é para a construção de uma nova escola, mantendo o edifício antigo mas construindo, ao lado, o resto dos equipamentos necessários”. O presidente lembrou ainda que este é um momento crucial, “porque se não tomarmos agora esta opção, a escola que temos vai progressivamente perdendo crianças e um dia terá que fechar por falta de alunos”, acrescentando que se for construída uma escola com melhores condições “muitos dos que hoje não vêm para a escola de Frielas, passarão a vir”, mantendo a escola em funcionamento.  

Na área da Saúde, o autarca destacou a parceria com a rede de farmácias do concelho, designadamente na área da vacinação, lembrando que o “concelho de Loures tem a maior percentagem de pessoas vacinadas contra a gripe”, em parte devido à colaboração das farmácias na administração gratuita da vacina.  

O presidente da Câmara destacou ainda, na área do movimento associativo, o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelas quatro instituições da freguesia – Os Frieleiros, o GimnoFrielas, a União Desportiva de Ponte de Frielas e o Sport Clube de Frielas – a nível cultural, social e desportivo e que tem contado com o apoio do Município, avançando com o anúncio da colocação do novo piso sintético no Sport Clube de Frielas já em 2020. 

Ao nível do ambiente, Bernardino Soares salientou o trabalho que tem vindo a ser feito na limpeza das linhas de água, também na zona de Frielas, deixando nota da intervenção prevista “na bacia de retenção, junto à IKEA, que é uma das principais razões das cheias no nó rodoviário de acesso à autoestrada”. Ainda nesta área, lembrou a importância do projeto de valorização da várzea, que colocará Frielas como uma das portas de entrada do futuro Parque da Várzea e Costeiras de Loures.  

No âmbito da mobilidade, a novidade passa pela pretensão de se criar uma carreira circular  que faça a ligação entre Frielas, Loures, Hospital Beatriz Ângelo e Santo António dos Cavaleiros, permitindo a deslocação das pessoas de forma rápida e ao longo de todo o dia. Uma solução que, aliada à implementação do novo passe único e do concurso para a melhoria das condições da rede de transporte, irá melhorar, significativamente, a mobilidade da população desta freguesia.      

Também a descentralização de competências e transferência de verbas para as freguesias vai continuar, uma vez que o Executivo entende que “quanto mais próximo estiver o dinheiro, os recursos e a decisão, mais rápido e melhor se resolvem os problemas”, referiu. 

Em jeito de conclusão, o presidente da Câmara Municipal lembrou “que é preciso voltar a debater e a intervir para a reposição das freguesias em que a população assim o entenda, como parece ser o caso aqui em Frielas”. Mas para tal é preciso que se abra “um espaço para que os órgãos autárquicos e as populações se possam manifestar e tomar as suas decisões”, concluiu, apelando à união da população neste sentido.   




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

30 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Loures - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Loures

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.