Portal Nacional dos Municípios e Freguesias


GNR alerta para burlas na população sénior

Na manhã de 11 de janeiro, dois guardas do Núcleo de Águeda da GNR dinamizaram uma sessão sobre o Programa 65 - Idoso em Segurança dirigida às/aos voluntárias/os e seniores do programa Gerações Solidárias. Marcaram presença na iniciativa a Vereadora da Ação Social, Catarina Mendes, e Jorge Marques, Comandante do Destacamento Territorial de Águeda.

Este momento de aprendizagem teve como principal objetivo dotar as 15 pessoas participantes de conselhos práticos para a prevenção da criminalidade. A sessão abordou três grandes temáticas: os crimes contra o património, nomeadamente nas residências, as burlas e os maus tratos sobre pessoas idosas.

Em 2019, no âmbito da operação Censos Sénior, a GNR identificou 41 868 pessoas idosas a viverem sozinhas ou isoladas em todo o país, alvos mais fáceis para burlas. Sendo que 8% dos crimes praticados em Portugal são contra seniores, as/os voluntárias/os desenvolvem uma papel importante na disseminação de informação e na sensibilização junto desta faixa da população.

Esta sessão alertou, ainda, para a alteração da frequência do sinal de TDT que ocorrerá no final de janeiro de 2020, alertando que não é necessária a aquisição de nenhum equipamento nem a subscrição de nenhum serviço de televisão paga, sendo apenas necessária a sintonização do televisor com um comando da televisão ou da box TDT. Caso apareça algum técnico no seu domicílio, as pessoas devem certificar-se junto das entidades locais da sua veracidade.




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

28 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Albergaria-a-Velha - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Albergaria-a-Velha

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.