Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Não há desporto para coitadinhos

“Não há desporto para coitadinhos. Desporto é desporto. Ponto.” Esta foi uma das conclusões retiradas do seminário Desporto. Adaptado?, que decorreu na Biblioteca Municipal na tarde de 11 de janeiro. Perante uma sala cheia, técnicos e atletas partilharam desafios, sonhos e objetivos concretizados numa área que, em muitos casos, ainda não tem os apoios que merece.

António Loureiro, Presidente do Município, defendeu que a valorização do ser humano é um dos mais importantes investimentos que os municípios podem fazer e enumerou as diversas iniciativas que a Autarquia Albergariense tem feito para promover uma verdadeira inclusão, tais como a criação de acessibilidades nos equipamentos municipais e espaço público, a integração de crianças e jovens portadores de deficiência no Campo de Férias, o desenvolvimento das Salas Snoezelen e de Integração Sensorial, o projeto artístico Pontes Sonoras, o Balcão da Inclusão e o contrato-programa de promoção do Desporto Adaptado. Neste último caso, o autarca referiu o número crescente de participantes, a introdução de novas modalidades e a participação num maior número de provas como evidências do sucesso deste programa, desenvolvido em parceria com a APPACDM de Albergaria-a-Velha.

Para os técnicos desportivos que trabalham com pessoas portadoras de deficiência e/ou incapacidade, o apoio dos municípios tem sido importante para a concretização de vários objetivos, nomeadamente a participação em provas internacionais. A evolução das modalidades e as condições da prática desportiva tem sido positiva nos últimos anos, mas os oradores presentes revelaram existirem dificuldades na renovação de atletas, pelo que o contacto com as escolas deve ser uma prioridade.

Já os/as atletas presentes partilharam que a prática desportiva trouxe-lhes mais foco, uma maior capacidade de organização e a vontade constante de autoaperfeiçoamento. A participação em provas internacionais, como os Jogos Paralímpicos, é um sonho concretizado para quem chega a este patamar e promove um maior sentimento de integração, na medida em que todos estão a lutar por um mesmo objetivo.

Numa tarde onde foi possível ver os bons resultados das práticas de inclusão social, o Município aproveitou a ocasião para apresentar duas novas funcionalidades da sua página de Internet, que permitem a leitura e a audição da informação através de um Avatar de Língua Gestual Portuguesa e de um conversor de texto em voz. É de salientar que o site Albergariense é o primeiro da região centro a apresentar estas ferramentas para pessoas com limitações visuais e auditivas. Foram ainda entregues, aos membros do Executivo, os seus primeiros cartões-de-visita em braille.

 




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

33 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Albergaria-a-Velha - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Albergaria-a-Velha

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.