Portal Nacional dos Municípios e Freguesias


Pelo quarto ano consecutivo, Câmara Municipal da Praia da Vitória distinguida como “Autarquia + Familiarmente Responsável”

A Câmara Municipal da Praia da Vitória foi, pelo quarto ano consecutivo, distinguida, a nível nacional, como “Autarquia + Familiarmente Responsável”, pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR), tendo em conta as políticas municipais de apoio às famílias praienses e aos trabalhadores da Autarquia.

As medidas adotadas que contribuíram para a distinção deste ano - que é novamente uma bandeira verde com palma, por ser o quarto ano consecutivo que a Praia da Vitória é galardoada – são as relacionadas com o apoio à Maternidade e Paternidade dos seus recursos humanos, com a disponibilização de uma tarifa familiar nos serviços de água e saneamento e com o apoio às famílias com necessidades especiais através dos projetos de Reabilitação na Comunidade e Jovens em Ação. Ao nível da educação e formação são também desenvolvidas colónias de férias em diversas áreas e bolsas de estudo, incentivos à criação de estágios e uma rede de creches e CATL’s que cobre todas as freguesias do concelho. No âmbito da habitação, o município possui uma política formal de apoio ao arrendamento, ao parque habitacional e à habitação degradada. Também é prática regular desta autarquia a promoção de eventos e atividades para melhorar os estilos de vida saudáveis, a existência de programas de diagnósticos familiares de saúde pública, promoção do envelhecimento ativo e iniciativas ao nível da saúde mental.

Carlos Armando Costa, responsável pela pasta da Solidariedade Social da Câmara Municipal da Praia da Vitória, que esteve presente na cerimónia de entrega da distinção, que se realizou no dia 27 de novembro, no Auditório da Fundação FEFAL em Coimbra, orgulha-se pela receção desta distinção, salientando que “o Município irá continuar a apostar em projetos e medidas que promovam a coexistência e a coesão social das nossas crianças, jovens e idosos, porque acreditamos que só assim poderemos proporcionar um maior bem-estar e a existência de mais famílias estáveis, saudáveis e funcionais”.

Esta foi a 11ª edição do Prémio “Autarquia + Familiarmente Responsável”, distinção de enorme visibilidade para os vários Municípios distinguidos. O OAFR pretende contribuir para que todas as autarquias de Portugal desenvolvam políticas transversais capazes de acolher e valorizar a Família, garantindo-lhes o pleno exercício das suas responsabilidades e competências, e prevenindo as situações de risco e vulnerabilidade. Assim, a missão do observatório é promover, junto das autarquias, a partilha de conhecimento das necessidades e problemas das famílias, para a implementação de políticas que lhes deem resposta de forma abrangente, de modo a favorecer um tecido social coeso e que garanta a renovação geracional e a sustentabilidade territorial.

Gabinete de Comunicação.




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

103 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Praia da Vitória - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Praia da Vitória

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.