Portal Nacional dos Municípios e Freguesias


Câmara Municipal promove atividades de sensibilização de comportamentos de risco

O pelouro da Juventude da Câmara Municipal de Barcelos realiza ao longo dos meses de novembro e dezembro um conjunto de atividades de sensibilização de comportamentos de risco, que têm  como objetivo envolver os jovens na sua consciencialização, destacando-se o Dia Mundial do Não Fumador e o Programa de Luta Contra a Sida. As ações são dirigidas não só à população jovem, mas também à população em geral, através de instituições e grupos – escolas, juntas de freguesia, associações, IPSS, grupos de jovens, grupos de escuteiros, centros sociais e culturais.

Calendário de atividades:

Dia Mundial do Não Fumador e Dia Mundial de Luta Contra a SIDA – de 15 de novembro a 2 de dezembro 2019, na Casa da Juventude, das 9h30 às 18h00, de segunda a sexta-feira. O programa integra sessões educativas (tabagismo, prevenção das toxicodependências, SIDA, IST’s, comportamentos de risco) e o placard de mensagens alusivas aos temas.

A participação é gratuita. Todas as escolas e outras instituições, grupos e interessados podem participar mediante o preenchimento e envio da ficha de inscrição para a Casa da Juventude, através dos seguintes contactos: Casa da Juventude – Município de Barcelos Rua da Madalena, nº 37 4750-315 Barcelos. Telefones: 253 814 307 ou 253 814 308 Fax: 253 814 309, ou através do e-mail:casadajuventude@cm-barcelos.pt.

O que é o projeto Agarra-te à Vida?

O projeto Agarra-te à Vida é uma iniciativa da Casa da Juventude da Câmara Municipal de Barcelos, que contempla diferentes ações nas áreas de educação para a saúde, prevenção das toxicodependências e educação sexual, áreas que se assumem de importante valor educativo e social no concelho de Barcelos. Tem como principal objetivo participar na formação e dinamização da comunidade, envolvendo diferentes instituições do concelho, de modo a que cada vez mais se realize um trabalho conjunto, em prol do desenvolvimento das comunidades. Entre outras atividades, desenvolve, ao longo do ano e de forma permanente, sessões educativas nas seguintes áreas: prevenção das toxicodependências (álcool, tabaco e outras drogas) educação sexual, adolescência, descoberta do corpo, sexualidade/ afetividade, métodos contracetivos, infeções sexualmente transmissíveis, SIDA, entre outras abordagens. Estas ações estão sujeitas a marcação prévia com, pelos menos, duas semanas de antecedência. O projeto tem também, em permanência, o Gabinete de Educação para a Saúde, que disponibiliza aos jovens de Barcelos, entre os 12 e os 35 anos, um serviço gratuito que inclui consultas de orientação nas áreas de  psicologia e de nutrição. As consultas de psicologia têm lugar de segunda a sexta-feira,  das 9h30 às 18h00, e as consultas de nutrição têm lugar à quarta-feira das 14h00 às 17h00, na Casa da Juventude. Mais informações na Casa da Juventude, na Rua da Madalena n.º 37 – Barcelos, em casadajuventude@cm-barcelos.pt, ou pelo telefone 253 814 307/308. Lista de Ficheiros Ficheiro Descrição Tamanho Agarra-te à Vida 23 MB




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar esta noticia, Partilhe!

19 PARTILHAS / VISITAS

EM DESTAQUEÚLTIMAS NOTÍCIAS DE Barcelos - VER TODAS

RECEBA DIARIAMENTE AS NOTÍCIAS E EVENTOS DE
Barcelos

Registe aqui seu email para receber diariamente as últimas notícias e os próximos eventos a decorrer neste concelho.